Motoristas e Monitores escolares recebem palestra sobre Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira (25) uma palestra de primeiros socorros e prevenção de acidentes para motoristas e monitores do transporte escolar da SEMED, no Centro de Formação Continuada Profª Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). A ação teve como objetivo capacitar os profissionais para que possam proceder corretamente em casos de adversidades. O encontro contou com a presença de 32 servidores, além do diretor de Transporte da pasta, Allan Rodrigues.

O coordenador da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, falou sobre a ação preventiva. “Focamos na importância de uma direção defensiva, sobre procedimentos relacionados a acidentes de trânsito, princípio de incêndios dentro do veículo e engasgamento com crianças, para eles saberem como lidar no momento primário do atendimento. Apesar de esses profissionais serem experientes, plantamos a sementinha neles e sei que serão multiplicadores desse conhecimento”, afirmou.

Os participantes da palestra tiraram suas dúvidas sobre sufocamento, engasgamento com produtos tóxicos e outros objetos, cuidados com gás de cozinha, além do manuseio de extintores. Os profissionais também foram alertados sobre a importância do cinto de segurança, da manutenção periódica e preventiva dos veículos e receberam orientações teóricas de como proceder corretamente em casos de incêndios.

Segundo o motorista Antônio Araújo, a aprendizagem é sempre muito importante. “Muitas coisas eu desconhecia a respeito do combate a incêndio, sobre o bujão de gás e por isso foi muito interessante participar da palestra. Vou levar como experiência”, disse.
“A palestra serviu para mostrar aos funcionários a importância da segurança do trabalho, da condução correta dos veículos e, caso venha a acontecer algum acidente com nossos alunos, termos o preparo para o procedimento primário do atendimento. Tudo isso foi com o intuito de orientar nossos motoristas e monitores escolares”, declarou o diretor de Transporte da SEMED, Allan Rodrigues.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here