MP faz operação contra suspeitos de cobrar propina de empresários de Casimiro de Abreu

Um homem foi preso na manhã desta terça-feira (1º) durante a segunda fase da operação em Casimiro de Abreu. 

A ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) buscou cumprir quatro mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que cobrava e recebia vantagens indevidas no pagamento de propina por empresários da cidade. 

Entre os suspeitos estão três fiscais de tributos e um despachante da cidade. Um dos fiscais foi preso e os outros alvos dos mandados não foram localizados.

A primeira fase da operação foi realizada em julho, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços dos fiscais e de uma contadora que foram denunciados, além do escritório de contabilidade da contadora e no setor de ISS da Prefeitura de Casimiro de Abreu. 

De acordo com a investigação, três fiscais agiam com a intermediação da contadora e do despachante, que é tio de um dos fiscais, para solicitar e receber vantagens indevidas consistentes no pagamento de propina cobrada de empresários da cidade. 

Os envolvidos foram denunciados pela prática dos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.

Além dos fiscais, despachante e contadora, duas mulheres também foram denunciados por organização criminosa e lavagem de dinheiro. As duas são esposas de dois dos suspeitos. 

Segundo o Gaeco, as mulheres tinham o papel de ocultar e dissimular parte do proveito dos crimes de corrupção, cedendo suas contas correntes para que o pagamento da propina não fosse descoberto. 

De acordo com o MPRJ, em relação às duas mulheres denunciadas, forma decretadas medidas cautelares diversas da prisão como o comparecimento mensal ao juízo e a entrega de passaporte.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here