Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio está com agenda recheada para o mês de março

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) está com uma agenda recheada para o mês de março. Na próxima sexta-feira (15), começa a Via Sacra, com concentração às 20h e subida ao Morro da Guia, meditando as 14 estações dos dolorosos passos de Cristo. O exercício penitencial acontece ainda nos dias 22 e 29 de março e 5, 12 e 19 de abril.

No dia 28 é a vez do já consolidado “Música no Convento”. O convidado desta edição é o Victor Beezerro, com início às 19h. Fechando o mês, no dia 30, os moradores e visitantes podem aproveitar mais uma edição da Feira Agroecológica, a partir das 15h.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), durante todo o mês será desenvolvido o projeto “Santas do Mart, com distribuição de informações sobre as imagens femininas do acervo. No local, é possível admirar os elementos preservados do antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, convento franciscano do século XVII, considerado um dos marcos da arquitetura religiosa do período colonial.

Há também a exposição temporária “Terra de Quilombo, Retrato de uma Etnia”, com fotografias de Ricardo Alves, retratando as comunidades remanescentes dos quilombos de Cabo Frio, relatando o cotidiano, no trabalho, cultura e lazer. A fotografia é usada como ferramenta de identificação, promoção, empoderamento e luta contra o preconceito e o racismo, assumindo o papel que propõe a reflexão sobre exclusão social, racial e cultural.

Às segundas-feiras acontecem os ensaios do Coletivo Gira-sol de Danças Circulares, sob coordenação da psicopedagoga , arteterapeuta e focalizadora Elvi Vasconcelos, sempre das 15 às 17h. São desenvolvidas danças para energia dos chacras e para a saúde psíquica através das cores e danças do Sagrado Feminino e Masculino. Às terças e sextas, sempre a partir das 15h, acontecem os ensaios do Coral Despertar, sob a regência do maestro Francisco Silguero.

Todas as atividades são gratuitas. O Mart fica no Largo de Santo Antônio, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h; e aos sábados e feriados, das 14 às 18h.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here