Noite do Bacalhau vai celebrar assinatura do convênio de cidades coirmãs entre Cabo Frio e Ílhavo

A partir desta sexta-feira (17), Cabo Frio recebe a comitiva da cidade de Ílhavo, em Portugal, para a assinatura do convênio de cidades coirmãs. Para celebrar o estreitamento entre as cidades, os empresários do Polo Gastronômico da Passagem em parceria com a Comissão Cabo Frio – Portugal, promovem a Noite do Bacalhau no Largo São Benedito. O evento acontece na sexta (17) e no sábado (18), a partir das 20h, com atrações típicas da cultura portuguesa. A festividade faz parte de um série de atividades do receptivo da comissão de Ílhavo, composta por pelo presidente da Câmara de Ílhavo, Antônio Caçoilo; da vereadora de Turismo, Fátima Teles; e do assessor da Presidência da Câmara, Antônio Leandro.

“A Noite do Bacalhau é um momento festivo da assinatura do convênio. Será uma celebração gastronômica e cultural, onde os restaurantes do polo estarão servindo pratos a base do peixe, com muita música e alegria, assim como é feito no tradicional Festival de Bacalhau em Ílhavo”, disse o coordenador da Comissão Cabo Frio – Portugal, Thomas Rosa, que junto com Gustavo Miguelez, iniciou o estreitamento entre as duas cidades.

Na sexta-feira, a festa será comandada pela de banda de música popular portuguesa Amigos do Alto Minho e pela banda brasileira New Bossa. Já no sábado (18), a noite será animada pela cantora Ju Feliciano e Banda e pelo Rancho Folclórico Português Maria da Fonte.

A assinatura para que Cabo Frio e Ílhavo se tornem cidades coirmãs tem o objetivo de estreitar relações turísticas, sociais e econômicas entre os municípios, a exemplo do que já está sendo feito com Huzhou, na China. A geminação, que é um conceito que prevê laços de cooperação entre cidades de áreas geográficas distintas, foi aprovada pela Câmara de Ílhavo, por unanimidade.

Ílhavo é uma cidade localizada na Região Central de Portugal, com aproximadamente 40 mil habitantes. Assim como Cabo Frio, a cidade apresenta forte segmento de pesca e na economia do mar, que evoluiu para uma região de forte vocação turística marítima, do sol e das praias; na forte indústria têxtil associada à praia e aos desportos náuticos e na cultura do sal. Já nesta primeira visita da Comitiva de Ílhavo a Cabo Frio, estão agendadas encontros para formalizar acordos com entidades educacionais e tratar de boas oportunidades empresariais para ambas as cidades.

“Estamos trabalhando intensamente para montar um receptivo de qualidade e, assim, mostrar ao nossos amigos portugueses todo o potencial turístico e econômico que Cabo Frio tem. Além do evento na Passagem, faremos uma visita técnica ao Cabo Frio Airport, nas salinas em operação da cidade, no Instituto Federal Fluminense e também nos principais pontos turísticos da cidade”, informa o secretário de Turismo, Radamés Muniz.

A Noite do Bacalhau é organizada pela Comissão Administrativa do Polo da Passagem (CAPP), pela empresa Soluções em Negócios e pela Comissão de Desenvolvimento Socieconômico e Tecnológico entre Cabo Frio e Américas, União Europeia e Israel (CODETEC-CF) e pela Superintendência de Eventos; com patrocínio de Beirão da Serra, Stella Artois, Destak, Marbela, Boibom, Água Mineral L’aqua, Centro Educacional Alexis Novelino, Paradiso Del Sol e Casa do Pedreiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here