I Feira de Artesanato de Tamoios, em Cabo Frio, será realizada neste fim de semana

Espaço seria inaugurado no dia 1º, mas foi adiado devido ao mau tempo

Por em 07/12/2017 11h18
A I Feira de Artesanato de Tamoios será realizada neste fim semana. A atividade, que estava prevista para ter início na última sexta-feira (1) precisou ser adiada devido ao mau tempo. O espaço estará aberto à visitação nesta sexta (8) e sábado (9).

A estrutura será montada atrás do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Aquárius, e o objetivo é potencializar os artistas locais do distrito, fomentando recursos e desenvolvendo a Cultura como um todo em Cabo Frio.

A feira terá 40 barracas com capacidade para 80 artesãos, e acontecerá todo fim de semana, sempre às sextas e sábados, das 14h às 21h em caráter experimental, podendo ser alterada conforme a necessidade. Somente os profissionais cadastrados no CadCult e que tenham a carteirinha da artesão emitida pelo Governo do Estado poderão participar da Feira de Artesanato.

A novidade é mais um benefício para a classe em Cabo Frio. Em junho, os artesãos da cidade participaram do cadastramento para a Carteira Nacional do Artesão, numa parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ/TurisRio).

Cerca de 800 artesãos de Cabo Frio e Tamoios já receberam o documento. Os demais que tiveram o cadastro aprovado, mas ainda não buscaram a carteirinha, deverão retirar na Secretaria Estadual de Turismo, no Rio de Janeiro. Ela é válida como identidade em todo território nacional e insere automaticamente o artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

O sistema tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria. Além disso, o órgão também promove o empreendedorismo e a disseminação da prática do artesanato. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Infarto - Editorial JS