A queda de Delcídio

Por em 01/12/2015 14h15
Uma decisão inédita abalou a política brasileira, na última quarta-feira, dia 25 de novembro, a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). A súbita prisão do líder do governo no Senado é uma das mais marcantes ações da história política do país.

O primeiro senador preso no exercício do mandato foi o líder do governo Dilma Rousseff no senado. Delcídio sempre foi respeitado no congresso e transitou muito bem entre PT e PSDB, governo e oposição. É a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo, já que a Constituição Federal só permite a prisão de parlamentar em crime flagrante. Neste tipo de ação, de obstrução de investigação, a conduta é considerada crime permanente. É um dos poucos motivos que leva a corte a aceitar prisão preventiva de réu ainda sem julgamento. A Polícia Federal fez a prisão com base nas escutas telefônicas que mostram que o senador planejava facilitar a fuga de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás que está preso pelo envolvimento no Petrolão.

Delcídio ocupou a secretaria executiva do Ministério das Minas e Energia. No final do governo Itamar Franco, foi ministro de Minas e Energia. Fez parte da diretoria de Gás e Energia da Petrobrás durante o Escândalo do apagão, a crise de energia de 2000/2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso.  Em 2001, foi convidado pelo então governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, para se candidatar ao Senado. Elegeu-se em 2002. Em 2005, Delcídio ganhou projeção nacional ao presidir a CPMI dos Correios, que apurou o mensalão. Disputou o governo de Mato Grosso do Sul em 2006, mas foi derrotado já no primeiro turno por André Puccinelli (PMDB).  Em 2014, lança-se a candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, mas foi de derrotado em segundo turno. Em abril de 2015, foi escolhido líder do governo no Senado e no Congresso Nacional.

Este acontecimento é uma vitória para o povo brasileiro, ninguém jamais iria pensar em tal hipótese, porém devemos torcer para que a justiça seja feita, pois o crime não pode estar acima da impunidade.


Vilma
vilmalua@yahoo.com.br

Tópicos: Delcídio

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada