Agora ficou mais fácil saber onde está o seu ônibus

Salineira lança aplicativo que vai ajudar o passageiro a encontrar a linha do ônibus e o horário que precisa a partir de sua localização

Por Redação JS em 13/09/2016 10h21
Na manhã desta terça-feira, dia 13, a empresa de ônibus que atua na Região dos Lagos, a Auto Viação Salineira, apresentou para a imprensa o seu novo projeto inovador: o Wazebus.

Wazebus é um aplicativo que vai ajudar os passageiros dos ônibus. Ou seja, o passageiro que tiver o aplicativo em seu celular vai ver em tempo real as linhas e os horários dos ônibus da sua cidade. Esse é um sistema aberto e irá funcionar nos sete municípios da região onde a empresa atua.

De acordo com Jonas Garcia, gerente de TI, o projeto foi iniciado há bastante tempo e a ideia é melhorar o atendimento para os usuários. “O aplicativo foi feito para ser algo fácil de ser utilizado pela população. É um aplicativo simples e que poderá ser usado com poucos cliques. Queremos transformar esse aplicativo em referência de mobilidade”, disse.

O Wazebus estará disponível para os celulares de sistema iOS, Android e Windows. Ele funcionará da seguinte forma: a pessoa vai informar seu local de origem ou ativar pelo GPS; escolher o ponto mais próximo e informar o destino. Assim, o aplicativo vai te mostrar qual a linha você pode usar e vai te dar o horário exato que aquele ônibus vai passar no seu ponto escolhido. Ou seja, vai listar o horário, a linha e o tempo de chegada do ônibus. 

Wazebus será mobilidade garantida em apenas um clique e estará disponível 24 horas por dia. Para utilizá-lo é necessário ter pacote de dados em seu celular, já que ele só vai funcionar com internet. O sistema já vai estar disponível para todos no dia 15 de setembro.
“A grande reclamação hoje é que a população não sabe o tempo que vai ficar esperando o ônibus. Agora ela já vai para o ponto sabendo a hora que ônibus vai passar ali, conseguimos fazer isso através dos nossos GPS que estão instalados no interior de todos os nossos veículos e transmitem em tempo real a localização deles. O usuário quer pontualidade”.




Ou seja, o aplicativo vai facilitar a vida de muitos passageiros das principais cidades da Região dos Lagos, mas também será útil para o turista. É só ele baixar o aplicativo, dizer sua localização e destino e descobrir o ponto mais próximo, as linhas e horários que atendem a necessidade dele. 

De acordo com Jonas esse é o passo inicial, mudanças para melhorias vão acontecer no aplicativo conforme eles forem recebendo sugestões em seus sites e redes sociais. “Nada como o usuário estar utilizando e passar o seu feedback”, finalizou. 



Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Feminicídio - Editorial JS