Alunos de Rio das Ostras realizam sétima edição de Mostra Interativa de Arte

Exposição com salas temáticas pode ser visitada até sexta-feira, 16, no Imero

Por em 14/09/2016 09h38
 Pelo sétimo ano consecutivo, alunos do Curso de Formação de Professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) apresentam seus trabalhos na Mostra Interativa de Arte. Com inauguração nesta terça-feira, 13, a exposição pode ser visitada até sexta-feira, 16, a partir das 8h30.  O evento  foi tema de artigo publicado na Revista Pátio – Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, lançada em junho deste ano. Com o tema “Arte, espelho do ser”, a mostra conta com quatro salas interativas abertas à visitação.
 
Responsável pela curadoria educativa do evento, a professora de Artes Cláudia Veras conta que a exposição foi construída por meio de um processo de investigação, leitura, imaginação e muita sensibilidade dos estudantes. Entre os objetivos estão incentivar a autonomia e o aprendizado artístico, de modo crítico e reflexivo, dos futuros educadores.
 
Segundo a professora Cláudia, o tema geral escolhido para a atual edição “revela a arte que reflete a imagem do artista e amplia o olhar de quem a contempla, produzindo o autoconhecimento e abrindo caminhos para a transformação”.
 
Na sala “RPG – A escolha é sua”, o famoso jogo estimula o público a pensar nas próprias decisões, especialmente às relacionadas ao ambiente e à sustentabilidade. Já a sala “Eu’niverso” convida o visitante a explorar o universo de cada ser a partir de emoções, ideias e sensações. A mostra ainda tem a sala “Alotra C”, palavra que soletrada ao contrário forma cartola e abre as portas para o mundo dos enigmas e ilusionismos. Para concluir, a sala “Feenmarchem” retrata histórias encantadas em diálogo com a realidade.
 
Os alunos do Ensino Fundamental do Imero têm participação especial no evento com a mostra “Resgatando as brincadeiras populares através de Portinari e Ivan Cruz”.
 
SERVIÇO:
 
VII Mostra Interativa de Arte
Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero)
Rua Manoel Paulo Freire, s/nº – Nova Cidade
Quarta e quinta, dias 14 e 15, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30
Sexta-feira, dia 16, das 8h30 às 12h.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas