Alunos do projeto “Policial Militar Cidadão” se formam em São Pedro da Aldeia

De acordo com o Subtenente do 25° BPM, Sandro Nunes, os três meses de curso foram intensos, com dedicação da equipe do BPM e da PMSPA

Por em 24/11/2017 09h24
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, e o 25º Batalhão de Polícia Militar realizaram, nesta quinta-feira (23), a formatura de 63 alunos participantes do projeto “Policial Militar Cidadão”. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense. Estiveram presentes a subsecretária Pedagógica, Isabel Mendes, o secretário de Serviços Públicos, Jayme Gomes, a coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, a diretora geral e adjunta da unidade escolar, Cristiane Moraes e Geiza Cardoso, a vereadora Beatriz Leite, do comandante do 25° Batalhão, Tenente-Coronel André Henrique de Oliveira, junto com a equipe da PM, dentre outras autoridades, pais e responsáveis dos formandos.

De acordo com o Subtenente do 25° BPM, Sandro Nunes, os três meses de curso foram intensos, com dedicação da equipe do BPM e da PMSPA. “O processo foi sensacional, levamos os alunos para conhecerem o Fórum e o Ministério Público, coisa que muitos não teriam a oportunidade, além de passeios que foram feitos e conversas sobre cidadania. A intenção era plantar essa semente nos alunos, mas torço para que isso continue no seio familiar e que os pais participem desse processo”, disse.  

O evento teve início com o hino nacional, seguido do desfile em continência a PM, o juramento dos alunos do projeto e o brado das turmas da manhã e tarde. Durante a solenidade, a “Orquestra Uma Música em Minha Vida” abrilhantou cada momento. Foram anunciados os alunos destaques do curso, Juliana Carneiro e Marcos Paulo da Silva, além da apresentação dos três primeiros colocados no quesito Melhor Desempenho. Na turma da manhã, os alunos Ana Beatriz Vieira, Isabela Maria da Silva e Shaheene Mittaragis foram os ganhadores, respectivamente. Já no turno da tarde, o destaque ficou com os alunos Wallace Júnior, Sofia Ester Alves e Tiffany da Silva. O título de primeiro colocado geral foi para o estudante Alin Silveira Barbosa.

Mãe de uma aluna destaque do “Policial Militar Cidadão”, Margarida Alves elogiou a iniciativa. "O projeto foi muito bom e veio para despertar nos alunos as noções de cidadania, respeito ao próximo e justiça. Dei muito apoio para que minha filha participasse dessa ação", comentou.

Os certificados do curso foram entregues aos alunos pelos padrinhos por eles escolhidos. Ao final da solenidade, os estudantes fizeram uma homenagem aos policiais responsáveis pelo projeto, o Subtenente Sandro Nunes, a Policial Samara Camara, o Policial Robson da Costa, Fontes e Gerson.

A diretora da Escola M. Profª Mirian Alves de Macedo Guimarães, Cristiane Moraes diz que a finalização do curso foi um marco para unidade escolar. “A Polícia Militar viu na gente um potencial para realizar o projeto e já podemos ver a mudança no comportamento dos alunos e o interesse na escola. A carga de cidadania e ética, moral e cívica foi enriquecedora para eles. São coisas fundamentais assim que podemos imprimir na alma dos nossos alunos. Espero que eles levem esse aprendizado para a vida toda”, afirmou.

O projeto teve como finalidade promover a educação cidadã para os alunos da rede municipal de ensino, com idade de 12 a 16 anos, do 6° ao 9° ano. A grade curricular foi composta por cursos de ética e cidadania; educação, moral e civismo; educação física; educação e segurança no trânsito; primeiros socorros; ordem unidade; supervisão e coordenação pedagógica, além da prevenção ao uso de drogas.

Para a aluna Ainê Barbosa, participar do “Policial Militar Cidadão” foi gratificante. “A ação me fez crescer muito, passei a entender o que é cidadania, como devo agir no trânsito e com o próximo. Foi muito bom”, destacou.





Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Infarto - Editorial JS