Aniversário de Cabo Frio terá música, dança, corrida e inaugurações

Trânsito na orla já está fechado para montagem do palco

Por em 10/11/2017 09h10
Na próxima segunda-feira (13) Cabo Frio completa 402 anos de fundação. A comemoração será com música, dança, corrida e inaugurações. Na orla da Praia do Forte, a estrutura do palco para os shows de domingo, segunda e terça (12, 13 e 14) já começou a ser montada. Mas a festa começa antes, nesta sexta-feira (10), com entrega de Cidadão Cabo-friense concedidos pela Câmara Municipal no Tamoyo Esporte Clube, e segue até segunda-feira (20).
 
O palco está sendo montado próximo à Duna Boa Vista. Por conta disso, o trânsito já foi alterado: quem vem da Passagem deve desviar na rua Antônio Feliciano de Almeida, e quem vem do Braga ainda consegue chegar na orla, mas tem que descer pela Avenida Nilo Peçanha. Já nos dias de show o desvio, neste sentido, será na rotatória da Praça da Cidadania, das 18h até o término da programação. A Avenida Nilo Peçanha também será fechada neste horário de domingo à terça. Os pontos terão auxilio dos agentes da Guarda Civil Municipal.
 
A festa no palco começa no domingo (12), às 20h, com a Mostra Especial do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, que reúne dez academias de dança da cidade. A apresentação promete ser um grande espetáculo que vai unir a técnica clássica e o movimento contemporâneo.
 
Já a cantora Alcione comanda o auge da festa, no dia 13, a partir das 21h. Uma das maiores cantoras do país apresenta um repertório de clássicos como “Sufoco” e “Meu Vício é Você” e uma série de sucessos, entre eles, “Estranha Loucura”, “Você Me Vira a Cabeça”, “Além da Cama”, “Gostoso Veneno”, dentre outros.
 
No dia 14, a partir das 19h, tem show gospel com a Banda Preto no Branco, encerrando a programação na orla da Praia do Forte. O grupo, composto por Clóvis Pinho, Jean Michel e Weslei Santos tem um repertório com ritmos como black music, soul, R&B, samba, pop rock, indie rock e, entre outros ritmos. Todos os shows são realizados pela iniciativa privada com apoio da Prefeitura e da rádio Litoral FM.
 
Na quarta-feira (15) a festa acontece no Largo São Benedito com um encontro musical inédito e histórico, unindo dois dos mais importantes músicos do Brasil: de um lado Roberto Menescal, músico, arranjador, produtor, um dos pilares da bossa nova e parceiro em clássicos como “O barquinho”, “Ah, se eu pudesse”, “Errinho à toa”, “Nós e o mar”, “Rio”, “Você” e “Vagamente”, só para citar alguns. De outro o cabo-friense Abel Silva, escritor e letrista de mão cheia, que tem entre os parceiros mais constantes nomes como Fagner, João Donato, Dominguinhos, João Bosco, Moraes Moreira, Francis Hime, Ivan Lins, Geraldo Azevedo e o próprio Menescal. O show foi doado pelos artistas, quem não cobraram cachê.
 
Ainda na programação, na segunda-feira (13), às 9h, a Prefeitura vai abrir o Centro Municipal de Reabilitação, e às 19h inaugura o letreiro "Eu Amo Cabo Frio" na Praça da Cidadania. Já no dia 20, às 9h, tem a reabertura da Casa do Idoso.

Confira a programação completa:
 
DIA 10 - SEXTA-FEIRA
22h - Entrega dos títulos de Cidadão Cabofriense
Local: Clube Tamoyo
 
DIA 11 – SÁBADO
22h - Baile da Cidade - Realização: VIP Festas e Rádio Litoral
Local: Clube Tamoyo
 
DIA 12 – DOMINGO
9h - Corrida e Caminhada UFF - Etapa Cabo Frio
Local: Praia do Forte
20h - Apresentação do Ballet Márcia Sampaio
Local: Palco na Avenida Litorânea - orla da Praia do Forte
 
DIA 13 - SEGUNDA-FEIRA
9h - Abertura do Centro Municipal de Reabilitação - 9h
Local: Novo Portinho
19h - Inauguração do letreiro "Eu Amo Cabo Frio" na Praça da Cidadania
22h - Show da cantora Alcione (show patrocinado pelo Residencial Mônaco)
Local: Palco na Avenida Litorânea
 
DIA 14 - TERÇA-FEIRA
20h - Show Banda Gospel Preto no Branco (show patrocinado pelo Residencial Mônaco)
Local: Palco na Avenida Litorânea
 
DIA 15 - QUARTA-FEIRA
21h - Show de Roberto Menescal e Abel Silva (show doado pelos próprios músicos)
 
DIA 20 - SEGUNDA-FEIRA
9h - Reabertura da Casa do Idoso

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Feminicídio - Editorial JS