“Araruama é uma cidade que se encontra cheia de problema”

Norberto Tavares já foi vereador do município três vezes e agora é candidato a Prefeitura de Araruama

Por Redação JS em 06/09/2016 09h26
Na manha desta terça-feira, dia 06, o candidato a prefeito de Araruama, Norberto Gonçalves do PV, foi entrevistado pelo Portal JS e Rádio Litoral FM, onde falou sobre seus projetos para o município. Norberto é engenheiro e já foi vereador de Araruama. Confiram a entrevista:


Portal JS: Nós tivemos um momento de crise econômica e de gestão nas prefeituras do país. Gostaríamos de saber, quais são as suas prioridades?
NG – Chegando a prefeitura, a nossa principal meta é tentar amenizar as dificuldades que o município encara hoje em relação à Saúde. Nós consideramos que o problema da Saúde não é só local, mas existem bons exemplos pelo país afora, inclusive de algumas prefeituras do interior de São Paulo, onde você vê a atuação efetiva do gestor público. E, na realidade, o que ocorre é que essas prefeituras não possuem nenhum atendimento de empresas particulares. É o poder público que assume a sua responsabilidade, inclusive algumas estão realizando agora mutirões de Saúde para facilitar a dificuldade de acesso que a população tem aos serviços públicos. Nós temos uma proposta simples, que também é do Partido Verde, queremos restaurar a condição do trabalho bem executado do Agente Comunitário de Saúde. Nós achamos que a proximidade do agente de saúde com a população, onde os bairros serão divididos por células, é fundamental. Também vamos informatizar a Saúde, fazendo registro das pessoas, assim ela poderá até receber o remédio em casa, já que vai estar registrado na prefeitura. Outras coisa é a marcação de consulta com filas imensas de pessoas, tem que informatizar e resolver isso. 

Portal JS: E na Educação? O que o senhor teria para o município?
NG – Primeiro seria resgatar a escola de tempo integral, até mesmo para tirar os jovens da rua. Então, se nós criarmos a escola em tempo integral, que vai ser uma coisa analisada com próximo secretário de Educação, tudo será analisado pelos técnicos. Não faremos nada que não seja analisado pelos técnicos. É importante que os técnicos estejam ao nosso lado, para que efetivamente o trabalho tenha resultado. Então, essa é uma das propostas. Gostaria também que tivéssemos atividades esportivas maiores dentro do município de crianças e jovens que estão matriculados nas escolas. Promover Jogos Estudantis entre as escolas. Gostaríamos de incluir cursos profissionalizantes de curta duração, como, por exemplo, o de eletricista, encanador, mecânico.

Portal JS: Qual o Plano de Governo para o crescimento do município?
NG – A grande vocação de Araruama é o Turismo. Nós pretendemos trabalhar também entorno da agricultura familiar. Araruama é o maior município da Região dos Lagos  e já foi a maior produtora de laranja do Estado do Rio de Janeiro. Então, começaremos a promover uma agricultura familiar, onde elas se envolvem, em pequenas propriedades, na produção de alimentos. Vamos criar também um Polo de Agronegócio, dentro do município e  que vai atender toda a região.Quando se cria esse polo, vende-se para Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Saquarema, porque eles não tem uma área rural igual a nossa. É um projeto que a gente leva fé.

Portal JS: Quais projetos para a Lagoa de Araruama?
NG – A Lagoa melhorou um pouco nos últimos anos. Tem a possibilidade de fazermos um Turismo de ponta a ponta. É um dos projetos do PV. 

Portal JS: O senhor gostaria de fazer suas considerações finais?
NG – Lembrar o povo de Araruama que nunca fui candidato a prefeito, é a primeira vez. Tive três mandatos de vereador e lembrar que todas as administrações falharam. Hoje Araruama é uma cidade que se encontra cheia de problema, não só do governo atual, principalmente dos anteriores que geraram as dificuldades que nós temos agora. E a nossa intenção é melhorar o trabalho em Araruama, criar Emprego e Renda, melhorar a Saúde e Educação e o Saneamento Básico.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada