Araruama fica em 1º lugar no Ranking da Transparência da Região; Arraial é o último

Araruama se destacou por ficar acima do índice nacional e em primeiro lugar entre as cidades da Região dos Lagos. Já Arraial do Cabo, foi o pior ranqueado da Região, com índice abaixo de 1.

Por Redação JS em 26/07/2016 15h35

A Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal divulgou o Ranking Nacional da Transparência, realizado em 2016, registrando um aumento médio do nível de transparência dos municípios em 31% em relação ao ano passado. Araruama se destacou por ficar acima do índice nacional e em primeiro lugar entre as cidades da Região dos Lagos. Já Arraial do Cabo, foi o pior ranqueado da Região, com índice abaixo de 1.

A avaliação é baseada em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), medindo o grau e cumprimento de leis referentes à transparência numa escala que vai de zero a dez. Araruama, por exemplo, teve um aumento significativo no índice, passando de 3,70 em 2015 para 6,80 em 2016, ficando acima da média nacional (5,21). São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios também ficaram acima da média nacional. O município aldeense melhorou em relação ao ano passado (de 6,4 para 6,5), porém, o maior aumento foi em Búzios, já que a cidade quase quadruplicou seu índice de transparência.  Cabo Frio também melhorou a nota (3,50 para 5), ficando próximo da média nacional. Iguaba Grande teve uma pequena melhora (2,40 para 2,8). A nota triste fica por parte de Arraial do Cabo, que teve um grande queda (2,60 para 0,40), e é um dos piores em transparência no Estado do Rio, ganhando apenas de Macuco, Aperibé, São Francisco de Itabapoana, Carmo e Rio das Flores, ficando atrás de 87 outros municípios. 


A primeira avaliação do Ministério Público Federal foi realizada de setembro a outubro de 2015. A partir do diagnóstico, foram expedidas recomendações para estados e municípios adequarem seus sistemas para garantir a transparência das contas públicas para a população.

Confira os resultados completos no link:
http://combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/arquivos-pdf/ranking-da-transparencia-2a-avaliacao-rj.pdf

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano