Araruama ganha clube "com cunho social" que vai jogar a Série C do Rio

Em parceria com o Arraial do Cabo, o recém-criado Araruama Futebol Clube se prepara para sua primeira competição. Treinador é parceiro do holandês Kuyt

Por Redação JS em 09/06/2016 08h23

Acostumado a ser celeiro de grandes jogadores, o interior do Rio de Janeiro vem perdendo alguns clubes no decorrer dos últimos anos - Itaperuna, Quissamã, Rio Branco e Paduano são exemplos de agremiações sem atividade profissional no momento. Em meio a tantas desistências e licenças, uma nova equipe nascida recentemente se prepara para disputar a Série C do Campeonato Carioca, sua primeira competição oficial: o Araruama Futebol Clube.


O clube foi criado e idealizado por três médicos da cidade da Região dos Laros e jogará nesta temporada usando a filiação do Arraial do Cabo, time tradicional que costuma fazer boas campanhas nas competições estaduais. O tipo de parceria é praticamente o mesmo do Campos, por exemplo, que disputa a Série B do Carioca com o registro do Carapebus.


 

Um dos gestores desse projeto é o médico Álvaro Michele. Ele conta que o propósito do Araruama é exercer um "conceito mais social".


- Sem o Guanabara, e com a saída do Rubro Social da cidade, Araruama ficou sem clube de futebol profissional, e sempre tivemos a ideia de implementar uma equipe com um conceito mais social, sempre utilizando os jovens da região. Hoje, só a Cabofriense faz este trabalho. O Boavista tem a sede da base no Rio, e o Sampaio arrendou para um grupo de São Gonçalo - explica o gestor.


O treinador da equipe na Série C do Rio será o ex-jogador Douglas Almeida, que tem no currículo passagens por times do Rio, Ásia e Holanda. No país holandês, atuou com o atacante Dirk Kuyt, hoje no Feyenoord, e com quem se encontrou recentemente para falar justamente sobre o projeto do Araruama.



 É algo bacana, um projeto com cunho social, e não apenas visando lucro. Sempre quis trabalhar em algo assim, fazer um trabalho diferente dos que a gente vê por ai, com credibilidade dos nomes envolvidos e sem cometer os erros que vemos - conta Douglas.


O escudo do Araruama faz alusão à cidade que dá nome ao time. Tem uma arara, já que a palavra Araruama significa "Bebedouro das Araras", além de outros elementos do município, como a prática do kite surfe, a orla da Lagoa de Araruama e as salinas.



Estreia

O primeiro jogo da nova equipe está marcado para o dia 19, às 15h, no Alzirão, contra o São Gonçalo EC. Como mandante, a estreia será dia 26, contra o Condor. Por conta das obras no campo do União, onde o clube mandará seus duelos, as primeiras partidas devem ser disputadas no Lourival Gomes, em Saquarema.








*Matéria Globoesporte.com

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas