Arraial do Cabo recebe representantes de Quissamã para apresentar o modelo de terceirização da merenda escolar

Na manhã de terça-feira (13), a Secretária de Educação, Mônica Nilze, recebeu o Secretário de Educação de Quissamã, Robisson Serra, para uma reunião a respeito da terceirização da merenda escolar, já em vigor em Arraial do Cabo.

O modelo implantado chama a atenção pelo excelente custo benefício e será utilizado como referência para o projeto no município de Quissamã, que tem aproximadamente a mesma quantidade de alunos e escolas. Na ocasião, a secretária apresentou as planilhas do município cabista – já publicadas no site oficial -, evidenciando os benefícios que a terceirização do serviço trouxe para as contas públicas, para os projetos da Secretaria de Educação e, sobretudo, para os alunos da rede municipal.

De acordo com Mônica Nilze, a terceirização da merenda permite a equipe da educação apenas fiscalizar o que é servido e faça a prestação de contas, aumentando a produtividade em relação aos demais projetos educacionais. A empresa fica responsável por toda a logística, fornecimento, armazenamento, compras e processos para que o prato chegue às mãos das crianças.

“No balanço final de 2017, constatamos que o gasto com a terceirização foi 40% menos do que era gasto em relação ao ano anterior. Por isso, em 2018 é uma escolha manter a terceirização. Hoje, aproximadamente 55% dos alunos fazem as refeições na escola.” Afirma, a Secretária. Arraial do Cabo paga, hoje, um valor dentro dos padrões pela refeição servida aos estudantes. O valor de R$ 1,74 (um real e setenta e quatro centavos) está na média e é em decorrência de uma disputa acirrada com as empresas fornecedoras do serviço. O valor na administração passada era em torno de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) por refeição.

A fiscalização, por parte da Secretaria de Educação, é efetuada em partes. As merendeiras das escolas são responsáveis por servir e anotar todas as refeições e apresentar diariamente os dados aos diretores, que por sua vez transcrevem os dados em planilhas. A secretaria confere os relatórios da empresa. A equipe de nutricionistas da empresa envia, toda quinta-feira, os cardápios da semana. Essas informações são divulgadas na página oficial da SEMECCT Arraial e conferidas pelos funcionários para certificar que os alimentos sejam de qualidade. Além disso, também ocorrem visitas periódicas nas escolas.

Robisson Serra alegou que o sistema de merendas atual em Arraial do Cabo é um modelo a ser seguido. “Eu vou sair daqui hoje e levar para Quissamã a confiança nesse processo. Ele nos traz segurança e a certeza de que vamos fazer a escolha certa com a terceirização. O que a Mônica e o Márcio nos mostraram aqui é que gastamos muito mais hoje, em tempo e custo, com o modelo tradicional de fornecimento de merenda. A empresa terceirizada trará uma merenda de qualidade para as nossas crianças, em quantidade adequada, com todos os processos sob responsabilidade deles.”

Mônica Nilze estendeu o convite para a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e a equipe de nutricionistas, para uma visita as escolas em Arraial do Cabo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here