Assédio Psicológico – Editorial JS

0
637

Vamos falar sobre um assédio que está aterrorizando um grande número de pessoas, o Assédio Psicológico/Moral. Esse tipo de violência, não é físico, ela não deixa marcas aparentes, pois sua agressão é verbal, com humilhações, ameaças, intimações ou comportamentos que causam sofrimento psíquico a vítima. A Lei Maria da Penha não só protege a agressão física, mas também este tipo de violência.

O que diz a Lei Maria da Penha

A lei define a violência psicológica como qualquer conduta que cause dano emocional, diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher. Ou, ainda, que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, insulto e chantagem.

A mulher vítima dessa violência se sente humilhada, sem o menor valor. Ela ouve palavras agressivas de seu parceiro, simplesmente com o objetivo de humilhar e constranger. Insulto, chantagem, intimidação, ameaças, são situações humilhantes submetidas pelas parceiras com o objetivo de vê-las acuadas e inseguras de suas próprias decisões, podendo até acarretar seu isolamento e depressão.

Essa violência é gravíssima, pois ela destrói a autoconfiança da vítima. O agressor faz com que a parceira se sinta tão acuada a ponto dela acreditar que é culpada de tudo. Insegura esta não tem forças para reagir. Mas se a mesma não fizer nada isto irá se repetir várias vezes.

 

Vilma Matos

vilmalua@yahoo.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here