Assentamento Visconde recebe Caminhada na Natureza neste domingo

Este é o segundo circuito realizado em Casimiro de Abreu em 2015

Por Ascom Casimiro de Abreu em 03/11/2015 13h43
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, está promovendo, no dia 8 de novembro, mais uma edição do Projeto Caminhadas na Natureza. O evento será realizado no Circuito Rural do Visconde, e terá início às 8 horas. O percurso tem aproximadamente 10 quilômetros e é feito em torno de duas horas. A concentração será no Sítio das Águas. 

O circuito é sinalizado e percorrerá todo o Assentamento, passando por alguns outros sítios que fazem parte do projeto internacional de agroturismo ecológico Acolhida na Colônia, contando com o apoio da Associação de Produtores Agroecológicos da Serramar (Apasmar), entidade que reúne os agricultores familiares de Casimiro de Abreu que têm autorização para comercializar a marca do projeto. 

“A cada evento de esportes populares que realizamos, percebemos um interesse maior da participação dos agricultores. Isso é muito importante pois é um dos objetivos do projeto. Eles vão vendo o resultado na prática e começam a assumir a responsabilidade pelo processo”, revela o secretário de Turismo e Eventos, Oscar Pires Junior. 

O Circuito Rural do Visconde teve seu trajeto alterado para proporcionar mais diversão e serviços para os participantes. “A mudança no circuito permite que os caminhantes conheçam um pouco mais do local, passando por dentro de algumas propriedades, beneficiando os agricultores com a troca de experiências”, completou o secretário, lembrando que as caminhadas contam com apoio de diversas secretarias municipais como Esporte e Lazer, Saúde, Ordem Pública e Defesa Civil e Comunicação Social. 

Em dezembro será a vez do Circuito Morro São João, que reúne o maior número de caminhantes em Casimiro de Abreu. O passeio dentro da mata do vulcão extinto atrai a atenção de centenas de participantes. 

O Projeto Caminhadas na Natureza faz parte do Programa de Esportes Populares que inclui outras atividades físicas não competitivas, com o ciclismo e a natação. Essas atividades permitiram ao município propor a realização do Congresso Mundial de Delegados da Federação Internacional de Esportes Populares que deve trazer mais de 300 turistas estrangeiros ao município. 

INSCRIÇÕES - As inscrições para a segunda caminhada do ano podem ser feitas no site www.casimiro.caminhadas.info . Quem se interessar pode fazer a opção, durante a inscrição, de tomar o café da manhã no local antes da partida, e, ainda, de almoçar após a chegada, além de outras opções de lazer e de compra de produtos dos agricultores. Mais informações pelos telefones (22) 2778-1571 ou (22) 2774-5550. 

DICAS - Para quem for fazer qualquer tipo de atividade física é importante fazer um alongamento antes e depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores. Isso pode evitar lesões. Também é importante beber bastante água para hidratar o corpo, comer com moderação antes de caminhar e usar tênis e roupas adequados.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!