Bandeira tarifaria da Conta de Luz será verde pelo terceiro mês seguido

Por Mateus Moreira em 31/05/2016 12h15

A Bandeira tarifaria aplicada nas contas de energia elétrica será Verde pelo terceiro mês consecutivo, ou seja, não haverá acréscimo nas contas no mês de Junho, a decisão foi tomada nesta terça-feira, em reunião extraordinária da diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).


Segundo a agência, a manutenção da bandeira verde foi possível por causa do resultado positivo do período úmido, que recompôs os reservatórios das hidrelétricas. Além disso, houve o aumento de energia disponível com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico do país.


Desde que foi implementado o sistema de Bandeiras tarifarias, em Janeiro de 2015 a Bandeira foi vermelha e se manteve até Fevereiro de 2016 (com cobrança de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos), já em Março a bandeira passou para Amarela (com taxa de R$1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos) e em Abril e Maio a bandeira passou para Verde.


O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado como forma de recompor os gastos extras das distribuidoras de energia com a compra de energia de usinas termelétricas. A cor da bandeira que é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) indica o custo da energia elétrica em função das condições de geração de eletricidade. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!