BuZum! percorre a Região dos Lagos com o espetáculo Máquinas

Com patrocínio da CCR ViaLagos, a companhia apresenta sessões gratuitas da peça que conta a história dos meios de transporte

Por Ascom Buzum em 06/11/2015 16h22

Entre 03 e 19 de novembro, o BuZum! leva a magia de seu teatro de bonecos itinerante a seis municípios da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Alunos da rede pública de ensino de Rio Bonito, Saquarema, Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio têm a oportunidade de assistir a 72 sessões gratuitas do espetáculo Máquinas, que conta a história dos meios de transporte de forma lúdica e divertida. O projeto conta com patrocínio da CCR ViaLagos e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

 

Em Máquinas, os bonecos criados pelo BuZum! contam uma história de amor que atravessa os tempos. Para agradar a sua amada, o protagonista cria diversos meios de transporte para chegar à Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor. Os personagens fazem uma viagem no tempo, atravessando desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, até a invenção da roda.

 

Criada por Beto Andreetta e Mari Gutierrez e com direção de Wanderley Piras, o espetáculo que ensina as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa conta com trilha sonora original assinada por César Maluf.

 

Educação

Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz  levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mariane. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.

 

Repertório
O repertório da companhia tem oito peças para crianças: Darwin BR; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua criação; 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; e Máquinas, sobre a história dos meios de transporte. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Agora, a companhia estreia o espetáculo Energia, sobre as diferentes fontes de energia.

 

BuZum!
A companhia de teatro itinerante completa cinco anos em 2015 com números expressivos: são cerca de 6 mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades. O projeto tem a vocação de levar teatro num ônibus adaptado para escolas públicas, e já circulou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

 

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.

 

CCR ViaLagos

A CCR ViaLagos é responsável, desde 1997, pela administração da RJ-124, a Rodovia dos Lagos. Com 57 quilômetros de extensão, liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia, passando por Araruama e Iguaba Grande. Foi a terceira concessionária a integrar o Grupo CCR.

 

Ficha Técnica Máquinas

Concepção e Texto: Beto Andeetta e Mari Gutierrez

Direção: Wanderley Piras

Elenco: Alessandra Lyra, Daiane Baumgartner, Débora Sanders, Dinho Weller, Fábio de Souza, Fabi Noronha, Fernanda Toscano, Natália Kesper, Nilton Marques e Rafael Francisco.

Trilha Sonora: César Maluf

Confecção de Bonecos: Ilimitada Design

Criação e Confecção de Sombras e Cenário: casadalapa - Sato do Brasil, Murilo Thaveira e Renoir Santos.

Direção de Produção: Mari Gutierrez

Coordenação de Produção: Elaine Esteves

Produção Executiva: Fabíola Gonçales

Produtores de campo: Fernando Antônio, Leonardo Campos, Mariana Vitale e Thiago Catelani

Design Gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira <casadalapa

Fotos: Milene Milan

Técnico de Som e Luz - Reginaldo da Silva, Gustavo Luis (Gus) e Jomo Faustino

Administração: Jackson Íris

Assistente Administrativa: Gláucia Souza

Assessoria de imprensa: Buriti Comunicação

Realização: BuZum!

 

 

Serviço:
BuZum! apresenta Máquinas na Região dos Lagos (RJ)

 

Rio Bonito - 03 e 19 de novembro

Saquarema - 05 e 06 de novembro

Iguaba Grande - 09 e 10 de novembro

Araruama - 11 e 12 de novembro

São Pedro da Aldeia - 13 e 16 de novembro

Cabo Frio - 17 e 18 de novembro

 

Mais informações em www.buzum.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/user/canalbuzum
Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoBuZum

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa