Cabo-friense é destaque em disputa estadual de Mountain Bike

George Penha garantiu o primeiro lugar na categoria elite

Por em 27/09/2017 17h58
O cabo-friense George Penha foi destaque no Campeonato Estadual de Mountain Bike XCO 2017. O atleta garantiu a primeira colocação na categoria elite, que reúne atletas com nível técnico avançado. A disputa aconteceu em Rio das Ostras no fim de semana e contou com mais de 100 atletas de várias partes do país.

A prova aconteceu no Tayra Ecopark, no Mar do Norte, que é considerado um dos melhores percursos do Brasil com 3.150 metros de extensão. “O circuito de XCO é fechado com obstáculos fabricados e outros naturais, diferente do XCM que é em maratona com quilometragem bem maior”, explicou George Penha.

O atleta também lidera a Copa Estadual de Mountain Bike, que é uma disputa por pontos, nas duas modalidades. “Nasci no mountain bike, já competi como ciclista de estrada e voltei para a modalidade há uns quatro anos. Hoje na categoria elite, aumentei meu ritmo de treinos e de nutrição para garantir títulos”, disse.

George ainda destaca o sentimento de superação proporcionado pelo esporte. “Muitas vezes nos abdicamos de muitos interesses para estar no esporte e fazer o que amamos. Este era o título que faltava pra mim e se tudo der certo vou garantir outros ainda”, comentou.

As modalidades
Na modalidade XCO o trajeto varia de 6 a 20 km, alternando trechos bem específicos, com terrenos acidentados e percursos cheios de aclives e declives. Normalmente, as corridas são disputadas em grupo, subdivididas em várias categorias, de acordo com a faixa etária e o nível profissional de cada ciclista. É uma modalidade mais radical dentro do moutain bike.

Já a XCM é caracterizada pelos percursos longos, com variação de 20 a 40 km. Os trechos, aqui, são mais diversificados, passam por estradas de terra, trilhas e um pouco de asfalto. Uma das características com destaque na modalidade é a possibilidade de o ponto de chegada ser ou não o mesmo do início da prova. Assim, é comum a corrida iniciar em uma cidade, por exemplo, e terminar em outra.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa