Cabo Frio abre seleção para assistentes de alfabetização

Secretaria Municipal de Educação abre Processo Seletivo para Assistentes de Alfabetização do Programa Mais Educação para atuarem nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Cabo Frio. As inscrições poderão ser feitas nos dias 11 e 12 de junho, no site oficial da SEME. O Edital Seme nº 46, publicado nesta quinta, 7 de junho, considera as disposições da Portaria/MEC nº. 142, de 22 de fevereiro de 2018, que institui o referido programa. O Edital e todas as etapas do Processo Seletivo estão disponíveis em: http://www.semecabofrio.rj.gov.br/semecabofrio/?page_id=3520.

Após a inscrição on-line, o candidato deverá apresentar toda a documentação necessária em envelope lacrado no dia 15 de junho na sede da secretaria, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Devem ser entregues o formulário de inscrição, impresso e assinado, e a relação de documentos previstos no edital. A equipe técnica da pasta fará a avaliação curricular/documental, de caráter classificatório e eliminatório. A publicação do resultado definitivo está prevista para o dia 25 de junho.

A convocação para atuação ocorrerá de acordo com as vagas existentes nas unidades escolares e mediante liberação dos recursos pelo Ministério da Educação, uma vez que os candidatos receberão ressarcimento do valor referente às despesas pessoais (alimentação e transporte) por turma/mês.
O Programa Mais Alfabetização tem como objetivo fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do Ensino Fundamental. As principais finalidades são a alfabetização (leitura, escrita e matemática) dos estudantes deste segmento, por meio de acompanhamento pedagógico específico; e a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do processo de alfabetização

De acordo com o Edital, “as atividades desenvolvidas pelos Assistentes de Alfabetização serão consideradas como de natureza voluntária nos termos da Lei Federal nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998 – Lei do Voluntariado, sendo obrigatória a assinatura de termo de Adesão e Compromisso do Voluntariado, não gerando vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim”.

Documentos necessários:
– Formulário de inscrição, impresso e assinado
– Cópia da Cédula de Identidade – RG (frente e verso);
– Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF (frente e verso);
– Cópia do Título de Eleitor, com comprovante de quitação eleitoral;
– Cópia dos Certificados: Conclusão do Ensino Médio (curso Normal), Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia. No caso de candidato graduando, apresentar declaração de cursando da Instituição de Ensino Superior;
– Currículo, conforme modelo constante no Anexo II deste Edital;
– Declaração ou certificados de cursos na área de Alfabetização (se houver);
– Comprovante de experiência profissional docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (se houver).
– Experiência profissional docente no ciclo de alfabetização, na Rede Municipal de Cabo Frio, mínimo de 06 (seis) meses (se houver).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here