Cabo Frio faz caravana no HemoRio para coleta e cadastro de doadores de sangue

Neste último sábado (21/11), o HemoRio promoveu uma ação para doação de sangue.

Por Ascom Cabo Frio em 22/11/2015 12h43
Neste último sábado (21/11), o HemoRio promoveu uma ação para doação de sangue. A caravana para a sede do HemoRio serve para lembrar a população sobre a importância de comparecer aos hemocentros e manter os estoques abastecidos.
 
O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.
 
Novembro é o mês em que se comemora a promoção da doação de sangue, além de Cabo Frio, diversas cidades também terão ações para estimular o hábito da doação. A saída da caravana de Cabo Frio para a doação foi no sábado (21/11), às 8h na Praça Porto Rocha, no Centro.

Informações ao doador

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 54 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto e no ato do cadastro doar 5ml de sangue. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na rua Frei Caneca,  no centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Estado.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada