Cabo Frio imuniza cerca de 66% do público-alvo contra influenza

Meta do Ministério da Saúde era vacinar 90% em cada grupo prioritário

Por em 16/06/2017 14h04

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio encerra a campanha de vacinação contra a influenza com saldo de 65,75% do público-alvo de cada grupo prioritário imunizado contra a doença. A meta do Ministério da Saúde, no entanto, era proteger 90% destas pessoas. O período de vacinação foi de 17 de abril a 26 de maio, mas devido à baixa procura da população em todo o país às unidades de saúde, a campanha teve uma prorrogação, que foi encerrada na última sexta-feira, dia 9. É importante destacar que a vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, brisbane e H3N2. 


De acordo com os dados da Saúde Coletiva os grupos que menos se vacinaram foram das crianças, com 34,17% de cobertura, e das gestantes, com 37,94%. O percentual dos profissionais da saúde ficou em 68,23% e dos idosos em 87,91%. Ainda de acordo com o departamento, para proteção das crianças são necessárias duas doses da vacina com intervalo de 30 dias para completar a imunização. Além das crianças, a vacina estará disponível para os acamados.


“É importante que os pais não se esqueçam de levar seus filhos até as unidades para completarem a vacinação, já que só é computado quando completam as duas doses. Somente com a segunda dose as crianças estarão efetivamente protegidas contra a doença”, orientou a superintendente de Saúde Coletiva, dra. Lucy Pires.


A campanha foi direcionada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (é necessário apresentar caderneta de vacinação), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, mas que tenham prescrição médica.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa