Cabo Frio recebe o I Festival Cerveja e Arte da Região dos Lagos

Evento vai ter participação de 19 cervejarias e atividades paralelas

Por em 28/11/2017 09h46
Cabo Frio vai sediar o I Festival Cerveja e Arte da Região dos Lagos. O evento vai acontecer de 15 a 17 de dezembro, em frente ao Terminal de Transatlânticos, na Avenida Assunção. Na sexta-feira (15) e no sábado (16) o funcionamento será das 14h às 23h, e no domingo (17) das 12h às 20h. O Festival será aberto ao público. 

Ao todo, serão 28 expositores. Destes, 19 são cervejarias com variadas opções artesanais de diferentes lugares do estado - região serrana, norte fluminense e capital, Minas Gerais e Cabo Frio. Até agora já confirmaram presença as cervejarias Antuérpia, Kumpel, Aqueles Caras, Mistura Clássica, Nói, Brewpoint, Fuzarca Beer Truck, Paulaner, Ranz, Goitacá, Invocada, Resenha Invocada, Jecay, Show de Bola, Jourdan, Tatanka, Trópica, Zer09 e Karmann Bier/W-Kattz, além dos organizadores Confraria do Malte e Acerva Cabo Frio (Associação de Cervejeiros Caseiros de Cabo Frio), formada por integrantes de toda a Região dos Lagos, e que estará apresentando um pouco do processo da produção artesanal. Também vão participar do evento food trucks, bares e restaurantes locais. 

Para um dos organizadores do Festival, Luiz Otavio Penna, nos últimos anos vem surgindo um movimento cada vez maior de apreciadores das cervejas artesanais. "Nesse tipo de produção, que normalmente acontece em cervejarias menores, a preocupação do cervejeiro é com a qualidade do seu produto", explica.

Ainda segundo ele, o Festival será uma oportunidade para o público conhecer a diversidade de estilos, cores, aromas e sabores. "Até pouco tempo conhecíamos dois tipos de cerveja, 'clara' e 'escura'; não imaginávamos que existiam tantas possibilidades. Um fato ainda desconhecido de muitos é que existem mais de 150 estilos de cervejas, alguns com séculos de tradição em países como Bélgica, Alemanha e Inglaterra", conta o organizador, informando que atualmente no Brasil já são mais de 600 cervejarias, e este número não para de crescer. 

Por ser um Festival voltado para toda a família, uma tenda será montada para realização de oficinas infantis com temas de pintura, desenho, artes plásticas e gastronomia, além de exposições de artes e apresentação de artistas locais.  

A solidariedade também será a marca do evento, com arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados para uma instituição beneficente da cidade, e com uma campanha de conscientização reforçando o slogan “se beber não dirija”.  

"Recomendamos ao público que não se desloquem até o evento usando seus próprios veículos, já que os visitantes vão para apreciar os diferentes tipos de cerveja", ressalta luiz Otavio Penna, informando que a expectativa é receber de 2 mil a 3 mil pessoas nos três dias de evento.

O evento, organizado pela Confraria do Malte Beer Pub e pela Acerva Cabo Frio, tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio através da Secretaria de Turismo e Coordenadoria de Eventos. 

"Este será mais um evento para agregar valor à gastronomia da cidade, além de ser uma atração com oficinas e exposição de artes para moradores e turistas. O Festival também vai contribuir para a movimentação da economia local", afirma a secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker.



Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Infarto - Editorial JS