Cabo Frio sedia oitava edição do Festival Infantil de Capoeira

Programação começa nesta quinta (05) e oferece atividades culturais e esportivas

Por em 04/10/2017 11h19
Capoeiristas de várias partes do Brasil, e também do Uruguai e da Colômbia, estarão em Cabo Frio a partir desta quinta-feira (5) para a 8ª edição do Festival Infantil de Capoeira. Organizado pelo grupo Capoeira Brasil, através do instrutor Wellington Bueno, o "Mora Mal", com apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, o evento acontece até sábado (7) reunindo crianças de 2 a 14 anos, no Espaço Capoeira da Praça da Cidadania, na Praia do Forte, com cerimônia de encerramento na Associação Atlética Cabo-friense

"Este é um evento tradicional entre os capoeiristas e tem como objetivo promover a integração de crianças de várias idades e camadas sociais em um só elo, que é a capoeira. Queremos difundir as tradições folclóricas deste esporte que é, hoje, um dos poucos 100% inclusivos porque pode ser feito por qualquer tipo de pessoa independente de idade, classe social, cor da pele, religião, sexo ou porte físico. A prática da capoeira torna qualquer um conectado diretamente ao DNA do brasileiro”, afirma Wellington, revelando que estão sendo aguardados capoeiristas das cidades de Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Rio de Janeiro entre outras cidades, dos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, e também do Uruguai e da Colômbia.

A abertura do evento será às 18h30 desta quinta-feira (5), na Praça da Cidadania, com aula infantil ministrada pelo professor Conrado, de São Paulo. Na sexta (6), às 18h30, haverá aulão infantil com o professor Formado Duende, de Curitiba, seguida de aula para adultos, ministrada pelo formando Tonho, de Garopaba (SC) a partir das 19h40. No sábado (7), às 10h, acontece mais uma aula para adultos com Formado Duende. Todas as atividades são gratuitas e abertas à participação do público. Para isso, basta o interessado comparecer aos locais das aulas e preencher uma ficha de inscrição.

“Como estamos no Outubro Rosa, o Festival também terá espaço para a conscientização e prevenção através da campanha Gingando contra o câncer de mama. Será às 11h30, no espaço conhecido como Rosa dos Ventos (em frente à Praia do Forte, na direção da Avenida Nilo Peçanha), com todos os capoeiristas vestidos de rosa, tanto homens quanto mulheres”, revelou o instrutor Wellington Bueno. Já o encerramento do evento será às 17h, na Associação Atlética Cabo-friense, com cerimônia de troca de cordas e batizado das turmas infantis. Por dia são esperados cerca de 120 capoeiristas. Para a solenidade de encerramento estão sendo esperadas cerca de 300 pessoas.


Grupo Capoeira Brasil

O Capoeira Brasil é um dos maiores grupos de prática capoeira do mundo, com mais de 1.300 núcleos espalhados por diversos países, totalizando cerca de 40 mil adeptos. Em Cabo Frio, realiza atividades desde 1997, atualmente oferecendo aulas às segundas e quartas, das 20h às 21h, para adultos, e terças e quintas, das 18h30 às 19h30, para crianças, na sede de uma academia localizada na Rua Maninha Carriço, no bairro Jardim Flamboyant.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa