Cabo Frio terá programação especial no Dia Estadual do Diagnostico Precoce do HIV

Por Mateus Moreira em 06/04/2016 11h54

Na próxima Quinta-Feira (7), é celebrado o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, e para esta data a Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, através da coordenação de Atenção Básica, estará realizando uma campanha de incentivo ao teste do vírus da AIDS. Durante todo o dia, profissionais de Saúde estarão orientando a população e realizando o teste rápido para o diagnostico do vírus da AIDS, os testes serão realizados nas unidades polos da ESF( Estratégia de Saude da Familia) e nas UBS( Unidade Básica de Saúde),  

As ações estarão concentradas em oito pontos diferentes na cidade são eles, Jacaré (Postinho novo), Porto do Carro (UBS), Cajueiro (ESF), Tangará (ESF), Itajurú (UBS), Boca do Mato (ESF), Parque Burle (ESF) e a Igreja Católica Matriz Auxiliar (no Centro e Cabo Frio), como explica a coordenadora de Atenção Basica, Jorgete Rego.

"É um teste rápido de livre demanda para verificar se existe o vírus no sangue. Estaremos em oito polos, das 8h às 16h, com profissionais capacitados para fazer a testagem", explicou.

Um dos responsáveis pela ação, o Enfermeiro, Ricardo Oliveira, destacou a importância do diagnóstico precoce do Virus.

“A grande preocupação é que nenhum caso de sorologia positiva para o HIV- Vírus da Imunodeficiência Humana fique sem os encaminhamentos devidos como marcação de consulta e encaminhamento e acompanhamento para as unidades de saúde.  O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita doenças e garante qualidade de vida, É importante ressaltar que quanto antes o indivíduo identifique essas doenças e inicie o tratamento, menor é a probabilidade do adoecimento e morte", finaliza o enfermeiro.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas