Cabo Frio terá programação especial no Dia Mundial do Sorriso

Por Mateus Moreira em 26/04/2016 10h26

Na próxima Quinta-Feira (28), é comemorado o Dia Mundial do Sorriso, e para celebrar o dia, o programa Dentistas do Bem irá selecionar milhares de Jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. A ação já está em sua quarta edição e é fruto de uma parceria entre o programa com uma marca de creme dental.

 O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar a eles qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. Em Cabo Frio a ação acontecerá na Fundação Santo Agostinho, localizado na Rua Milço Ribeiro Soares, s/n - São Jacinto 8h, a triagem será aberta a população e Para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública. Em Cabo Frio.

Acompanhe abaixo todo o processo do programa

Documentação – Para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.

A triagem – O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

A seleção – Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento – Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Deus está no controle