Caminhadas, exposições e Festival de Sabores movimentam o fim de semana em Cabo Frio

Atividades gratuitas, a partir deste sábado, são voltadas para toda família

Por em 22/09/2017 16h31
Além das belas praias e pontos turísticos, Cabo Frio possui uma diversidade de atividades voltadas para turistas e moradores. Preparamos um roteiro cultural que possibilita toda a família conhecer um pouco mais de nossa história e aproveitar o que a cidade tem de melhor.

Para os amantes de uma boa caminhada e da história, a quarta edição do Projeto “Caminhos da História” acontece neste sábado (23), a partir das 9h. O ponto de encontro é em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos. A caminhada tem duração de aproximadamente três horas e desta vez o passeio vai percorrer os principais marcos patrimoniais, contando como eles se inseriram no processo de desenvolvimento da cidade.

A noite fica por conta da Casa de Cultura José de Dome (Charitas) que será palco do lançamento do livro “Palavras à flor da pele”, da escritora cabo-friense Jaqueline Brum. A cerimônia acontece a partir das 18h, com apresentação do Coral Despertar e da cantora Sarah Dhy, além da presença de escritores da região.

O Charitas também conta com a exposição “Clics e pedaços: árvores do meu jardim”, que oferece atividades pedagógicas para participação dos estudantes a partir dos oito anos de idade. A mostra reúne peças confeccionadas a partir de fotos e materiais de árvores e sementes, e faz parte da programação do “Setembro Verde”, que promove atrações culturais que envolvem o meio ambiente para celebrar o Dia da Árvore na cidade. A exposição e as atividades seguem até o dia 3 de outubro.

Pelas ruas da cidade, o III Festival Sabores de Cabo Frio oferece até 1° de outubro o melhor da gastronomia em 53 estabelecimentos que participam desta edição. Com o tema "Mar", os apreciadores da boa gastronomia poderão se deliciar com pratos que vão de bacalhau a lagostas e risotos. Sem contar, claro, com as sobremesas. Para ficar por dentro de toda a programação do festival, é só acessar a página www.saboresdecabofrio.com.br.

Reaberto recentemente, o Horto Municipal segue com a exposição de bonsais e a mostra de pinturas cores da mata, além da realização de eco oficinas sustentáveis em comemoração à chegada da primavera. Essas atividades vão até domingo (24), das 9h às 18h.

O Espaço Cultural Torres do Cabo também oferece atividades permanentes por ser uma área pública cedida aos artistas da cidade para expor e comercializar suas obras. O espaço funciona na Rua 13 de Novembro, 51, Centro, próximo à Praia do Forte, de quarta a domingo, das 18h às 22h.

O Museu de Arte Religiosa Tradicional (Mart) traz a mostra "Vem de Bike", que conta com 21 peças dos colecionadores Paulo Pinto, Sérgio Lobo e Odilon Júnior.  A história da “magrela”, do museu, bem como das fábricas, serão contadas na exposição. O espaço é aberto ao público de terça à sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa