Campanha de Vacinação contra a Influenza é antecipada para 25 de abril

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco.

Por Ascom Araruama em 14/04/2016 11h13

A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada também em Araruama para o dia 25 de abril. A mudança segue a determinação da Secretaria Estadual de Saúde para antecipar, de forma preventiva, a imunização de grupos de risco prioritários. A partir desta data, os postos de saúde e o CIMI oferecerão a vacina apenas para gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, e portadores de doenças crônicas com prescrição médica. As demais pessoas poderão ser imunizadas a partir do dia 30 de abril.

 A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém contaminadas levam o agente infeccioso direto à boca, olhos e ao nariz.

A vacina é destinada a idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade, detentos e funcionários do sistema prisional. Também devem ser vacinadas as pessoas portadoras de doenças crônicas transmissíveis desde que apresentem a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde de Araruama oferecerá a vacina no PAM, Centro Materno Infantil (CIMI) e em todos os postos de saúde do município das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 20 de maio, quando encerra a campanha.

No 30 de abril, acontece o dia de mobilização nacional, dia “D”, com vacinação de idosos na Secretaria da Terceira Idade – SETID das 9 às 17 horas.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Infarto - Editorial JS