Campanha Nacional de Multivacinação nesta sexta (30)

O público alvo são crianças menores de 5 anos e adolescentes de 9 anos à 15 anos. As vacinas estão sendo oferecidas nos postos e unidades básicas de saúde dos municípios.

Por Redação JS em 29/09/2016 15h00
A campanha nacional que teve por objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças menores de 5 anos e adolescentes de 9 anos à 15 anos termina nessa sexta feira (30). 


As vacinas estão disponíveis pelo SUS para estes públicos e estão sendo oferecidas nos postos e unidades básicas de saúde dos municípios.


A campanha tem sido realizada em todo o país desde o dia 19. O Ministério da Saúde disponibilizou 26,8 milhões de doses em todo o país.


Estão disponíveis as vacinas: BCG, pentavalente, rotavírus, pneumo 10, meningo C, tríplice viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras.


Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para meninas entre nove e 13 anos.


As doses são mantidas nos postos de saúde durante todo o ano, no entanto a campanha serve para estimular os pais a se atentarem quanto as doses que faltam ser aplicadas.


Para se vacinar, os menores devem estar acompanhados dos responsáveis e portando o cartão de vacina e o cartão do SUS.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa