Campo Redondo recebe projeto “CRAS Cidadão”

Próxima unidade a receber o projeto será a Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho, no Boqueirão, na segunda-feira (26), a partir das 9h.

Por em 23/09/2016 10h13
O projeto itinerante “CRAS Cidadão” movimentou a Escola Municipal Moraes da Silva, no bairro Campo Redondo, nesta quinta-feira (22). Diversas pessoas participaram do evento promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A ação ofereceu serviços de saúde, atendimento e orientações gratuitos. A próxima unidade a receber o projeto será a Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho, no Boqueirão, na segunda-feira (26), a partir das 9h.

O evento mobilizou a equipe do Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS) Anibal Martins Ferreira, no bairro São João. Para a coordenadora da unidade, Petrissiane Herdy, a ideia principal do projeto é facilitar a prestação de serviços. “O objetivo do CRAS é atingir as pessoas com vulnerabilidades sociais. Nós fortalecemos o vínculo com a comunidade quando saímos da nossa sede e vamos para mais perto do bairro. Para hoje, trouxemos serviços que são oferecidos no centro de referência e também realizamos palestras sobre saúde bucal com algumas turmas da escola”, declarou.





Na ocasião, foram realizados atualizações e cadastros do CadÚnico, serviços de aferição de pressão, orientações e esclarecimento de dúvidas a respeito da Saúde, medição de glicose com apresentação do cartão do SUS, além de brinquedoteca, orientações gerais acerca dos benefícios oferecidos e do trabalho realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda forneceu orientações sobre o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) e efetuou cadastros de currículos e Jovem Aprendiz. Também presente na mobilização, a Secretaria de Saúde disponibilizou enfermeira e dentista para participação no evento. 

A diretora adjunta da unidade escolar, Roseli Vieira, falou sobre a iniciativa. “Nós ficamos muito felizes e satisfeitas com a ação, porque entendemos a dificuldade que muitos pais têm em se deslocar de um bairro a outro. Estar mais próximo da família facilita esse contato, queremos vê-los bem e resolver situações. Essa proximidade nos deixa mais inteirados na vivência do CRAS, o que nos ajuda a esclarecer eventuais dúvidas”, comentou Roseli.

O CRAS Anibal Martins Ferreira atende aos bairros São João, Baixo Grande, Campo Redondo, Colina, Jardim Primavera, Vinhateiro, Parque Estoril e Porta do Ambrósio. Entre os serviços oferecidos pela unidade estão o atendimento psicossocial, inscrição e atualização do CadÚnico, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, grupos, fóruns e eventos sociais diversos.


Confira o cronograma do CRAS Cidadão nas escolas aldeenses:

- Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho – Boqueirão 
Data: 26/09 – das 9h às 13h

- Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos – Porto do Carro
Data: 21/10 – das 9h às 13h

- Escola Municipal Paineira – Balneário das Conchas 
Data: 27/10 – 13h30 às 16h30

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada