Casa dos Azulejos, em São Pedro da Aldeia, promove exposição “UBUNTU – Nossas Raízes Negras”

Abertura contará com apresentações de dança afro e capoeira

Por em 14/11/2017 11h12
Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai realizar nesta sexta-feira (17), às 19h, a abertura oficial da exposição “UBUNTU – Nossas Raízes Negras” na Casa dos Azulejos. Realizado pela Secretaria Adjunta de Cultura e Subsecretaria de Turismo, o evento vai homenagear duas grandes figuras da história aldeense: Dona Rosa Geralda da Silveira e Gabriel Joaquim dos Santos. A visitação gratuita vai até o dia 24 de novembro, das 8h30 às 17h.

A abertura contará com apresentações de dança afro e capoeira. Familiares dos homenageados estarão presentes no evento. A iniciativa busca destacar aspectos importantes da cultura afro-brasileira. A exposição apresentará três blocos temáticos entrelaçados de forma a mostrar a importância da contribuição negra na constituição étnica brasileira, da luta do negro com o racismo e o preconceito, além da preservação e celebração da cultura, memória e da história de São Pedro da Aldeia e do Brasil.

Com o tema “Luta e Poesia”, o primeiro bloco homenageará Dona Rosa Geralda, negra, poetisa e primeira mulher farinheira da região. Filho de uma índia e de um ex-escravo africano, a figura de Gabriel Joaquim também será lembrada. O trabalhador das salinas da região idealizou a Casa da Flor de São Pedro da Aldeia, considerada internacionalmente um símbolo da arquitetura espontânea. O bloco II, nomeado Yabás, vai abordar a religiosidade com a exposição de esculturas em concreto, redes e conchas. O negro, a arte e a cultura serão temas do bloco III.

A Casa dos Azulejos está localizada na Avenida São Pedro, nº 159, no Centro da cidade. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Feminicídio - Editorial JS