Centro de Apoio Psicossocial de Iguaba Grande comemora dois anos de atividades

A tarde foi animada com música ao vivo e apresentações artísticas e contou com a presença das autoridades municipais, dos pacientes e seus familiares

Por Ascom Iguaba em 24/11/2015 12h23
Nesta última quinta-feira, dia 18 de novembro, o Centro de Apoio Psicossocial Profeta Gentileza, o Caps de Iguaba Grande, comemorou dois anos de atividades e para celebrar o sucesso no atendimento à população da cidade, o órgão programou uma tarde festiva com direito a bolo de aniversário, lanches e lembrancinhas. A tarde foi animada com música ao vivo e apresentações artísticas e contou com a presença das autoridades municipais, dos pacientes e seus familiares.

O projeto terapêutico CAPS implantado pela Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria de Saúde, é um serviço de saúde oferecido através do SUS pelo município, com o objetivo principal de ser um lugar de referência para tratamento às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos. Durante os dias de tratamento os pacientes tomam café da manhã e participam de oficinas, como: culinária, tear, decupagem, crochê, artesanato e fabricação de sabonetes. Após o almoço há brincadeiras com jogos interativos, com o acompanhamento da equipe multidisciplinar.

“Como paciente, eu posso dizer que a família precisa continuar unida por nós, e a equipe do CAPS é como uma família para todos nós. Temos problemas sim, mas eles nos dão uma base, um norte para o amanhã, o trabalho é feito com amor e carinho. Enfrentamos a sociedade todos os dias que muitas vezes nos jogam pedras, mas eles nos ensinam a retribuir com flores.” Conclui Waldinete Santos, paciente que realiza tratamentos no Caps.

Todo tipo de assistência desenvolvida no CAPS têm finalidade terapêutica, em uma estrutura física adequada à prática de uma assistência intensiva diária, visando facilitar o convívio, a reinserção social, a construção e/ou resgate de autonomia do paciente de Iguaba Grande com transtorno mental severo.

Atualmente o Caps atende vinte pacientes por dia e conta com uma equipe de um psiquiatra na unidade, dois no ambulatório, quatro psicólogos, três agentes administrativos, dois enfermeiros e um técnico de enfermagem. Os pacientes também recebem tratamento odontológico, realizam exames laboratoriais e radiológicos, acompanhamento ginecológico e também passam por uma triagem quinzenal para verificação da pressão arterial e do índice glicêmico.

“Estamos realizando um serviço de excelência, temos dificuldades sim, o caminho é longo e árduo, mas não impossível. A Família é muito importante para reconstrução social desses pacientes.” Ressaltou Kátia Simone, Coordenadora do Centro de Apoio Psicossocial Profeta Gentileza.

O CAPS – Profeta Gentileza está funcionando na Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 205, no Centro de Iguaba Grande de segunda à sexta-feira das 8h às 16h, e atende pacientes encaminhados pela Policlínica Municipal. Mais informações pelo telefone: (22) 2634-3654.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas