Centro POP Araruama ajuda moradores de rua a reencontrar suas famílias

Por Ascom Araruama em 27/01/2016 08h52

Funcionando desde 2014 em Araruama, na Vila Capri, o Centro POP tem sido fundamental no processo de ressocialização das pessoas adultas em situação de risco, oferecendo atendimento psicológico, inclusão no programa Bolsa Família e facilitando o acesso à colocação no mercado de trabalho, através de cursos de capacitação e qualificação profissional.


De acordo com o coordenador do Centro POP, Marcelo Alcântara, além de promover o resgate da cidadania, o setor tem ajudado as pessoas em situação de rua a reativar vínculos familiares. Na última semana foi acolhido um índio que sofreu agressão física, quando estava em situação de rua.


"Através do contato realizado com a FUNAI conseguimos viabilizar o retorno do mesmo para a Tribo Xavante no Mato Grosso. Em outubro de 2015, com a ajuda do Detran e Ministério Público, fizemos a reinserção familiar de Rosângela Pacheco, de 59 anos, a qual era acompanhada há alguns meses pelo Centro POP e a família não tinha notícias dela há cerca de uma década", contou.


O Centro POP possui uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogas, estagiárias de serviço social e equipes de abordagem são responsáveis por atender os cidadãos que se encontram na situação de rua. O setor funciona de segunda a sábado, das 9 às 18h, na Avenida Araruama, casa 01, ao lado do Centro Comercial Pinho, no bairro Vila Capri.  

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas