Cidade de Rio das Ostras deve receber mais de 250 mil foliões no Carnaval

Durante Carnaval fechamentos de ruas serão realizados na Orla do Centro e na de Costa Azul, a partir das 6 horas da próxima sexta-feira, dia 24.

Por Redação JS em 22/02/2017 15h51
Rio das Ostras está preparada para receber milhares de foliões neste Carnaval. Segundo pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Município deve receber mais de 250 mil pessoas durante a folia, a partir desta sexta, dia 24. A ocupação hoteleira atingiu 60% e espera chegar a 90% nos dias de Carnaval. 

Um dos principais feriados da alta temporada, a festa de Momo tem forte impacto econômico, fortalecendo os diversos segmentos empresários. 

Para atender bem a turistas e moradores, ações de limpeza, trânsito, fiscalização, saúde e segurança. Em relação ao trânsito, a Prefeitura irá deixar a orla mais livre para o fluxo de pedestres. A partir das 6 horas da próxima sexta-feira, dia 24, a Secretaria de Segurança Pública irá fechar todas as ruas em frente à orla da Praia da Tartaruga até Costazul (veja gráficos). Com esta ação, as vias próximas às praias ficam mais seguras, preparando a cidade para a apresentação dos blocos carnavalescos. 

Toda extensão da Avenida Prefeito Claudio Ribeiro (orla do Bosque), até a Praça São Pedro estará fechada para o trânsito de veículos automotores a partir das 6h do dia 24 de fevereiro até às 6h do dia 10 de março (Quarta-feira de Cinzas). O mesmo acontece na Orla de Costazul. 

AUTORIZAÇÃO - Com o intuito de causar o menor transtorno possível aos moradores e empresários destas localidades, a autorização para circulação deverá ser retirada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de 20 a 22 de fevereiro, das 9 às 16h. O documento irá permitir apenas o trânsito de veículos até a casa do morador ou ao empreendimento. 

O veículo deverá ser guardado em garagem própria, não podendo ficar estacionado em via pública, podendo a ser rebocado para o Depósito Municipal. 

A Sede da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo fica na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/n, Extensão do Bosque e funciona das 8h às 17h. 

FISCALIZAÇÃO – A Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana irá fiscalizar a entrada e saída de ônibus e vans irregulares e, também, combater o transporte irregular na cidade. Denúncias e dúvidas podem ser esclarecidas pelo número (22) 2771-2842. 

No Carnaval, quiosques, ambulantes e estabelecimentos comerciais próximos às orlas também serão fiscalizados por equipes da Coordenadoria de Fiscalização do Município (Comfis) e da Guarda Municipal. 

CARGA E DESCARGA – A Prefeitura de Rio das Ostras informa, ainda, aos comerciantes destas localidades que o horário para carga e descarga será das 7h às 11h, todos os dias, exceto na sexta-feira, dia 24, que será até as 17 horas. 

A partir das 13h, horário previsto para a apresentação dos blocos carnavalescos, não será permitida a circulação de veículos nestes locais. 

SAÚDE - A Secretaria de Saúde também está com o esquema montado para os dias de folia em Rio das Ostras. De acordo a subsecretária de Saúde, Rosimeri Azevedo, o Carnaval está estruturado para atendimento à população, conforme as necessidades, com a otimização das equipes no Pronto-Socorro Municipal. 

Haverá atendimento 24 horas para os casos de emergência. Três ambulâncias estarão distribuídas em pontos estratégicos da cidade: Praça José Pereira Câmara, no Centro; no Camping em Costazul e Rua Irene, onde terá a concentração dos blocos. Já a Farmácia Municipal estará em seu horário estendido, no sábado, domingo e no feriado, das 8h às 12h, como foi divulgado anteriormente. E o Serviço 192, com Atendimento 24h. 

A equipe da Atenção Básica também estará atuando numa tenda da Defesa Civil, na Praça do Centro, com distribuição de preservativos para os foliões, que foram doados pelo Estado. 

LIMPEZA - A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras preparou uma ação especial de limpeza para os dias de Carnaval. Cerca de 100 homens devem reforçar a varrição na área central, principalmente onde houver maior concentração de blocos e foliões. 

Nas praias, a limpeza acontecerá em quatro horários distintos para evitar acúmulo de resíduos. As equipes percorrerão a orla sempre às 3h, 7h, 8h e 16h. Quanto à coleta do lixo domiciliar, a Secretaria do Ambiente informa que manterá os dias e horários normais já estabelecidos em cada localidade. 

DEFESA CIVIL – Durante o Carnaval, a Defesa Civil de Rio das Ostras estará a postos para agir com prevenção de incêndios, pânico, mal súbito, entre outros. O Corpo de Bombeiros também estará com uma guarnição a mais de efetivo. A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Foto: Mauricio Rocha

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa