Cláudio Agualusa: "A Saúde de Búzios hoje é um caos. Está abandonada"

Em entrevista, o candidato a prefeito de Armação de Búzios falou sobre o Plano de Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, entre outros assuntos pertinentes

Por Redação JS em 30/08/2016 10h42
Continuando as entrevistas com os candidatos a Prefeitura de Búzios, o Portal JS, em parceria com a Rádio Litoral FM, entrevistou na manhã desta terça-feira, dia 30, o médico Dr. Cláudio Agualusa (PRP). O candidato a prefeito falou sobre o Plano de Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, entre outros assuntos pertinentes. Confira:

Mobilidade Urbana
“O Plano é da cidade. A cidade não tem que se adequar a empresa de ônibus. Não tem que se adequar as vans. Eles que tem que se adequar ao Plano de Mobilidade Urbana que foi aprovado na Câmara dos Vereadores. Geograficamente, acredito que dá para colocar o projeto em prática. Só a morte não tem solução, temos que nos adequar. Búzios precisa saber o quanto de carro comporta, favorecer primeiro a bicicleta e as pessoas serem incentivadas a andar a pé. O carro tem que ser uma exceção. É assim que acontece nas cidades pequenas no mundo. O pessoal de van tem que entender que ficará melhor para eles”.

Turismo
“O grande projeto turístico de Búzios passa pela população. Búzios era mais feliz do que é hoje.  Hoje temos leitos bacanas nas pousadas, que não tínhamos lá atrás. A força política distorceu um pouco o Turismo de Búzios. Hoje o Turismo de Búzios está abandonado. Os ricos iam para Búzios para brincar de pobre. Hoje o pobre vai a Búzios brincar de rico. Não estamos conseguindo um Turismo de um nível elevado, que é esse resgata a alegria da população. A população  de Búzios era alegre a 20 anos atrás. Os turistas andavam descalços, mergulhavam em mares limpos. Hoje Búzios está maquiada. Mal maquiada. Vamos resgatar isso. Temos grandes empresários que estão dispostos em investir em Búzios. O Turismo não pode atender o interesse do prefeito, tem que atender o interesse da população”.

Saúde
“A Saúde de Búzios hoje é um caos. Está abandonada. Nós temos um orçamento de R$ 54 milhões só para a Saúde. Dizer para mim que esse dinheiro não dá e é culpa da população de Cabo Frio que está indo para lá, é uma grande mentira. Nenhuma população da região tem acesso a Policlínica Municipal, pessoas estão guardando vagas para especialistas há três meses e exames um ano. Então, o problema é só gestão. Saúde se faz com gestão. Não se faz com apadrinhamento. Não se faz com politicagem. Saúde se faz atendendo a população. E a corrupção dentro da Saúde é um dos piores e mais graves que enfrentamos no Brasil inteiro. Há um rombo na Saúde Pública do país”.

Educação
“É à base de tudo. A solução de tudo é trocar o fuzil pelo lápis e caderno, então nós vamos fazer isso. O problema maior que enfrentamos hoje em Búzios é falta de vagas em creches e escolas. Não tem uma escola de segundo grau que comporte todo mundo. Precisamos fazer escola de ensino integral e terá dentista, médico e enfermagem. E vai funcionar de 7h as 18h. E a noite cursos de especialidades”. 

Planejamento da Prefeitura
“Esse é um compromisso de plano de governo. Vamos implantar a Ouvidoria, um canal para o povo se comunicar na prefeitura e com o prefeito. Aliás, pretendo estar na rua, não vou ficar parado em gabinete. Vamos implantar uma Corregedoria. O planejamento tem estar ordenado no combate a corrupção. Só falta dinheiro hoje, porque vive um mar de corrupção. Basta dizer que o prefeito hoje, o senhor André Granado, ele está inelegível, precisando de liminar para vir concorrer. Quer dizer, um prefeito que está condenado pelo desvio de R$ 13 milhões  de quando era  Secretario de Saúde e hoje está condenado. Quer dizer que se está faltando dinheiro, pede ao prefeito. O prefeito tem dinheiro”.

Candidatos
“Mudar e renovar só existe com quem não está na política. Todos os outros já passaram pela política, com exceção da Shirlei, mas por trás tem o seu marido, o ex-prefeito Toninho Branco. Eu não tenho padrinho político ou financiador de campanha. Na nossa campanha é tudo por amor. Eu nunca fui filiado a partido algum, nunca fui candidato a nada. Vim porque estou indignado com o que acontece”.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada