Clínica da Família no Âncora promove atividades físicas para comunidade

Grupo Vida Ativa conta com mais de 30 participantes

Por em 20/05/2016 11h15
Como forma de incentivar a prática de atividades físicas, a Clínica da Família Paulo Henrique Gussen, localizada no Âncora, em Rio das Ostras, está movimentando a comunidade com a criação do grupo "Vida Ativa", formado por moradores da localidade que praticam atividades físicas moderadas no pátio da clínica, acompanhados por uma equipe multidisciplinar.
 
Os exercícios são ministrados todas às quintas-feiras, a partir das 8h30, por um fisioterapeuta, acompanhado de um profissional de enfermagem, um técnico e um agente comunitário de saúde. Antes de iniciar os exercícios, os participantes aferem a pressão arterial para saber se terão condições de participar da atividade.
 
Segundo a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, a criação do grupo e a realização das atividades é uma forma de incentivar a participação da comunidade. "A estratégia da Clínica da Família tem como finalidade a prevenção e a promoção da saúde. Além das visitas domiciliares, também nos aproximamos das pessoas com ações como essa", explicou.
 
De acordo com a gerente da Unidade, Fernanda Barreto Peres, as atividades também são acompanhadas por médicos da rede. "Sempre na última quinta-feira do mês, também fazemos o controle de glicose nos participantes. Além disso, são ministradas palestras de educação e saúde para que eles possam dar continuidade ao tratamento em casa", contou.
 
Participando do Grupo "Vida Ativa" desde a sua criação, o morador José Joaquim dos Santos acha a iniciativa muito importante, principalmente porque é gratuita. "Este é um trabalho exemplar porque beneficia a população. Tenho problemas de saúde e esse incentivo é fundamental. O fato de não pagarmos nada também ajuda, principalmente porque não tenho plano de saúde para fazer tratamentos como esses. Sempre me sinto melhor após as atividades que fazemos. Todos estão de parabéns", declarou.

 
Para a senhora Leda Brito, as atividades deveriam ser mais vezes na semana. "Me sinto bem com essas aulas aqui na Clínica. Acho até que essas atividades deveriam acontecer mais vezes", disse.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas