Colégio Honório Coutinho comemora 31 anos celebrando cultura indigena

Por em 24/05/2016 11h53

O Colégio Municipal Honorino Coutinho, no distrito de Morro Grande, em Araruama, comemorou seus 31 anos de fundação na ultima sexta-feira. E para celebrar a data o colégio preparou uma programação para promover o resgate das tradições indígenas.


O Colégio abriga um sítio arqueológico tupinambá datado do século III, no qual foram encontradas cerâmicas e utensílios que atualmente fazem parte do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Entre os destaques da escola estão uma casa de farinha e uma oca em tamanho natural, além de uma reserva ecológica que funciona como uma sala de aula ao ar livre.


Diversas programações foram promovidas na data, como, oficinas com temas voltados para práticas, costumes e rituais indígenas. Onde os visitantes puderam conhecer um pouco sobre a culinária, rituais, habitat, armas e ferramentas dos povos que viveram na região de Araruama antes da chegada dos europeus. as oficinas foram organizadas pelos alunos do 7º e 8º ano da Escola.


Além de Salas temáticas foram montadas com exposições de artesanato utilizando material reciclável e abordando as temáticas indígena e africana. Uma exposição de artes plásticas contou com a participação de artistas de destaque no município, como Clovis Brasil, Antonia Lucia, Meire Arcanjo, Flordelice Cabral e Diângelo.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano