Comando de Policiamento Ambiental comemora três anos

Um grupo de 50 crianças da Rocinha, na Zona Sul, ajudou a reflorestar uma área de Mata Atlântica no alto da comunidade. A ação, que ocorreu na manhã de ontem, teve como resultado o plantio de 100 mudas.

Por em 10/08/2015 15h05

Um grupo de 50 crianças da Rocinha, na Zona Sul, ajudou a reflorestar uma área de Mata Atlântica no alto da comunidade. A ação, que ocorreu na manhã de ontem, teve como resultado o plantio de 100 mudas.

A atividade foi realizada pelo Comando de Polícia Ambiental (CPAm), em comemoração aos seus três anos de implantação. A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local foi parceira desta iniciativa.

Estudantes da Escola Municipal Abelardo Chacrinha, as crianças plantaram espécies como os Ipês Roxo e Amarelo, o Ingá, o Pau-ferro e palmeiras nativas. Os alunos também ajudaram as equipes de policiais a limpar a área. Antes da parte prática, elas assistiram a uma palestra de conscientização ambiental.

Capacitação

O trabalho de reflorestamento foi realizado em uma área de encosta, no alto da Rocinha, na comunidade do Laboriaux. O plantio de árvores no local vai evitar que a terra possa deslizar em época de chuvas, além de impedir a ocupação irregular do espaço.

Para os estudantes, o reflorestamento ganha um significado a mais.

“As crianças acham que elas são donas das árvores que plantaram. Então, não vão querer lixo ou desmatamento aqui”, disse o subcomandante da UPP Rocinha, capitão Cláudio Cares.

A unidade fechou um acordo com o CPAm para que novas ações ocorram mensalmente na comunidade. De acordo com o capitão Cares, o Comando de Polícia Ambiental também vai capacitar os policiais da UPP para que eles possam dar palestras sobre direito e conscientização ambiental.

O trabalho de reflorestamento ainda rendeu uma reivindicação da comunidade, que será encaminhada pela UPP. Os moradores do Laboriaux pediram a construção de uma praça nos arredores do espaço onde as árvores foram plantadas. A demanda será levada adiante pelo comando da unidade.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa