Combate ao mosquito aedes aegypti começa nesta quarta-feira em São Vicente

As ações serão semanais e atingirão todos os distritos do município

Por Ascom Araruama em 13/01/2016 08h46

A Prefeitura de Araruama aderiu ao Plano Nacional de Enfrentamento à dengue, zika e chikungunya e começa nesta quarta-feira, dia 13, seu plano municipal para mobilizar a população no combate ao mosquito aedes aegypiti. A primeira ação acontecerá no distrito de São Vicente de Paulo.


O objetivo da ação é orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e transmissão das doenças, além de implementar medidas de prevenção coletiva e ações de combate e controle do mosquito. Cerca de 100 agentes de saúde estarão no terceiro distrito fazendo visitas domiciliares, recolhendo pneus e vasilhames e realizando controle químico de bloqueio de vetores.


De acordo com a secretária de Saúde, Rejane Silva, o sucesso do combate às doenças depende muito da participação da comunidade.

“As visitas domiciliares dos agentes de saúde passaram de 250 mil em 2013 para 400 mil até o presente momento. O poder público está agindo para localizar os focos de mosquito e orientar a população. No entanto, 47 por cento de domicílios visitados estão fechados, o que impede um combate mais efetivo”, disse.


Para auxiliar no trabalho preventivo, a população também pode colaborar fazendo denúncias sobre possíveis focos em seus bairros. As denúncias podem ser encaminhadas para a Vigilância Ambiental através do e-mail vigilanciaambietalararuama@gmail.com, Ouvidoria da Saúde através do telefone 2666-7530 e Ouvidoria Geral pelo fone 2665-2121 Ramal 248.


As ações do plano de combate ao aedes aegypti serão semanais e atingirão todos os distritos do município, com visitas intensificadas nos bairros mais populosos.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas