Começa hoje as inscrições para o Enem 2016

Por Mateus Moreira em 09/05/2016 11h53

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começaram nesta segunda-feira (9) às 9h, e terminam às 23h59 do próximo dia 20. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de Novembro, e a taxa de inscrição serão de R$68,00. A inscrição é feita através do site www.inep.gov.br


Para fazer a inscrição o candidato precisa ter em mãos o CPF e o numero do documento de identidade além do endereço de email, a inscrição só será confirmada após a confirmação do pagamento da taca de inscrição, o prazo final para confirmar o pagamento é até às 21h59 do dia 25, os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda são isentos do pagamento da taxa.  


Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil.


A nota do ENEM é usada na seleção para vaga em universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), bolsas em faculdades privadas através do Programa Universidade para todos (PROUNI) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).


O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas