Competição de barcos movidos à energia solar será realizada em Búzios

Promovido pela Ampla, UFRJ e Prefeitura de Búzios, Desafio Solar Brasil 2015 ocorrerá de 11 a 15 de novembro e reunirá 21 equipes de quatro estados

Por Ascom Búzios em 11/11/2015 08h24
Universitários de quatro estados brasileiros e alunos da rede municipal de ensino se reunirão em Búzios, entre os dias 11 e 15 de novembro, para participar de uma competição de barcos movidos à energia solar. O Desafio Solar Brasil 2015, como é chamado o campeonato, é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social), em parceria com a concessionária Ampla e apoio da Prefeitura de Búzios. Ao todo, 21 equipes participarão das provas, que são divididas em oito etapas, com percursos de até 12 quilômetros.

O Desafio Solar Brasil chega a sua terceira edição consecutiva em 2015. A competição integra o Cidade Inteligente Búzios, projeto de pesquisa e desenvolvimento realizado pela Ampla desde 2012. “É um evento que une esporte, inovação e educação. O objetivo é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias em fontes de energia limpa e renovável para aplicação em projetos de mobilidade”, explica o coordenador do projeto Cidade Inteligente Búzios, Weules Correia.

Dentre as equipes, cinco participarão pela primeira vez, representando os estados do Amazonas, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Ao todo, 300 universitários e mais de 50 professores e pesquisadores estão envolvidos no projeto. Além da disputa dos projetos de embarcações solares, a programação do “Desafio Solar Brasil” inclui uma exposição na Praça Santos Dumont, com o tema “Aplicação das placas Fotovoltaicas para Geração de Energia”, e um seminário para discutir temas relacionados à energia solar com a comunidade local. O objetivo é envolver a população de Búzios nas discussões, com o envolvimento, por exemplo, de alunos de  escolas municipais.

As equipes participantes da competição ganharão da organização do evento as placas solares que equiparão as embarcações. As placas captam a energia solar, que é armazenada em uma bateria no interior do barco e dão propulsão ao motor.    
                                                                                            
A competição deste ano contará, pela segunda vez, com a participação de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Búzios, que terão a oportunidade de ver, na prática, alguns temas que estudam apenas nos livros. Os estudantes, que participaram como aprendizes no ano passado, terão sua própria equipe na competição deste ano. 

Segundo Gilberto Tavares, professor de química e matemática, chefe responsável pela equipe, a importância dos alunos participarem deste evento é por que o mundo hoje está voltado a busca de energia limpa e uma dessas alternativas é a energia solar, pois é inesgotável. “O desenvolvimento do Desafio Solar Brasil 2015 envolve muitas tecnologias, promovendo a interdisciplinaridade de disciplinas como matemática, física, química, geografia”, disse.

Cerca de 20 alunos do Colégio Municipal Paulo Freire e dois ex-alunos estão trabalhando nesse projeto. Para Lucas da Silva Guimarães, 20 anos, ex-aluno, a ansiedade para a competição está grande. “Vamos competir com os grandes, nossa expectativa é chegarmos entre os primeiros”, disse.

Provas
O circuito de provas de provas do Desafio Solar tem oito etapas, com percursos de até 12 quilômetros. A equipe vencedora será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas à energia solar na Orla Bardot.

Uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor projeto, sob o ponto de vista técnico, e o melhor vídeo entre as equipes participantes. Os vencedores serão homenageados com o Prêmio Fernando Amorim de inovação.

Serviço:
Desafio Solar Brasil 2015 – Búzios
11 a 15 de novembro de 2015
Local: Orla Bardot – Armação de Búzios – RJ
Chegada das equipes: 11/11 – ao longo do dia
Horário: Abertura oficial - (12/11) às 10h – Praça Santos Dumont
Encerramento: (15/11) às 13 h – Praça Santos Dumont
Evento: 8h às 22h
Entrada: Gratuita

Legendas:

Alunos da rede municipal de ensino de Búzios preparando o barco na manhã desta terça-feira, dia 10.

Lucas da Silva Guimarães, ex-aluno que trabalha na área marítima, com o chefe responsável pela equipe, Gilberto Tavares.

Fotos: Ronald Pantoja

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano