Conscientização ambiental será o foco do “Cabo Frio Tempero”

Neste final de semana a principal atração na cidade é o “Cabo Frio Tempero – Frutos do Mar, Jazz & Blues”.

Por ASCOM em 28/10/2015 13h28
Neste final de semana a principal atração na cidade é o “Cabo Frio Tempero – Frutos do Mar, Jazz & Blues”. O festival começa nesta quinta-feira (29/10) e vai até domingo (1/11), envolvendo culinária regional, música de qualidade, atividades culturais, esportivas e ações de sustentabilidade.

 

Em parceria com a organização do evento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) vai participar do “Cabo Frio Tempero” com diversas ações, dentre as quais, doação de mudas e plantio em torno do local do festival, na Orla das Palmeiras, com orientação de funcionários da própria secretaria.

 

Além disso, a equipe da SEMA vai coordenar uma gincana de coleta de microlixo, com direito a premiação por categorias: o lixo mais inusitado, maior quantidade e mais diversificado serão os premiado. A gincana será realizada com alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio.

 

Entenda o que é microlixo?

O microlixo pode causar sérios problemas pela quantidade que é descartado e pelo volume que pode atingir, além do tempo de desintegração na Natureza, que pode ser infinito.

 

O fato é que diversas modalidades de microlixo, como bitucas de cigarros, pedaços de sacos plásticos, canudinhos de bebidas, papel de bala, de doces, goma de mascar, tampinhas de bebidas, lacres de latinhas, etc. podem comprometer o ambiente seriamente, pois apesar de pequenos em tamanho, alcançam um volume descomunal quando descartados em locais como praias, praças e onde há aglomeração de pessoas como em shows e eventos. O impacto de seu descarte torna-se um macro problema ambiental.

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Jailton Dias Nogueira Júnior, é necessária uma campanha para que as pessoas se conscientizem de que mesmo minúsculos, os fragmentos apresentam grande risco ao ser humano e também aos animais, que engolem o lixo e podem até morrer.

 

– O microlixo é um perigo constante para a contaminação do meio ambiente e de nossas belezas naturais - finaliza o secretário. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano