CRAS do Balneário recebe ações em prol do Outubro Rosa

Dando continuidade às ações em prol do Outubro Rosa, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu, nesta quinta-feira (29), uma programação especial no Centro de Referência de Assistência Social Carlota Pereira dos Santos, no bairro Balneário.

Por em 29/10/2015 18h19

Dando continuidade às ações em prol do Outubro Rosa, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu, nesta quinta-feira (29), uma programação especial no Centro de Referência de Assistência Social Carlota Pereira dos Santos, no bairro Balneário. Durante o evento, que marcou o encerramento do ciclo de atividades nos CRAS, foram realizadas palestras motivacionais sobre câncer de mama e de colo de útero, exposição de cartazes, orientações para o autoexame e encaminhamento para exames de mamografia. O encontro contou com a participação da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho; da diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, e da associação “Amigas da Mama”.


Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho fez um balanço das ações nos CRAS. “Levamos uma programação voltada à conscientização e à prevenção ao câncer de mama para todos os seis CRAS de São Pedro da Aldeia, contando com o apoio da Secretaria de Saúde e das ‘Amigas da Mama’. Fiquei muito satisfeita em ver a participação das mulheres, interessadas em se cuidar e esclarecer suas dúvidas. A luta contra o câncer é constante, o assunto não deve cair no esquecimento”, declarou.


A programação foi iniciada com uma dinâmica de perguntas e respostas promovida pela enfermeira Dayana Valente e a técnica em enfermagem Jéssica Pacheco, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Balneário. Com muita descontração, foram esclarecidas dúvidas acerca do câncer de mama e do câncer de colo de útero, explicações sobre o preventivo, além dos encaminhamentos para exames de mamografia.


Para a coordenadora do CRAS, Isabel Cristina de Carvalho, a conscientização é um trabalho que deve ser feito de forma contínua. “É muito importante realizarmos eventos como esse do Outubro Rosa para incentivarmos e promovermos a conscientização das pessoas. Apesar da luta contra o câncer ser um assunto bastante abordado, sempre há alguma dúvida ou algo novo para ser dito”, falou.


Na ocasião, as representantes da associação aldeense “Amigas da Mama”, Rose Terto e Roseane Batista, realizaram uma palestra sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento, além de compartilharem suas experiências e o trabalho desenvolvido pelo grupo. As técnicas do CRAS também promoveram um bate-papo com as usuárias presentes.


 Morando há apenas três meses no bairro, a técnica em enfermagem Rosenilda Antunes destacou a importância do evento. “Apesar de estar aqui há três meses, tenho participado das atividades do CRAS e estou achando muito interessante essa iniciativa da Prefeitura de trazer essas mobilizações para dentro da unidade. A palestra foi maravilhosa, ainda existe certo tabu em torno do assunto, até por medo, mas temos que prevenir e conscientizar a todos”, disse. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada