Crianças aprendem sustentabilidade nos Cras de Cabo Frio

A coleta seletiva de resíduos já é uma realidade em Cabo Frio. Recentemente o município implantou, em parceria com a Cooperativa de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis (COOPERFRT), o programa de Coleta Seletiva Solidária. A proposta também é abordada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Nas brinquedotecas, os orientadores sociais trabalham a sustentabilidade como tema gerador em diversas atividades.

No local as crianças recebem noções sobre os cuidados que devemos ter com o lixo e sobre a destinação adequada para cada tipo de resíduo. De acordo com o secretário Rômulo Vidal, as unidades da Assistência Social hoje oferecem às crianças muito mais que apenas diversão nos horários livres.

“Nos Cras temos uma extensa relação de atividades e serviços voltadas para as crianças. Em nossas ações, que são voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares e de convivência, também trabalhamos para ajudá-las a se tornarem adultos do bem, com responsabilidades com a sociedade e com o meio ambiente. De forma lúdica estamos apresentando o tema sustentabilidade, englobando um conjunto de ações e atividades humanas que ajudam a garantir o futuro das próximas gerações. Os orientadores da Assistência Social transmitem conhecimentos ressaltando o conceito da sustentabilidade e sua importância para a sociedade e, principalmente, para o meio ambiente e os seres vivos em geral”, avaliou o secretário.

Durante as atividades as crianças confeccionam lixeiras para a coleta seletiva e são orientados sobre reciclagem com reaproveitamento de diversos materiais. Segundo a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Assistência Social, a resposta das crianças em interesse no tema e participação nas atividades propostas é considerada muito satisfatória.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here