Cultura celebra 400 anos de Cabo Frio com programação extensa

Atividades culturais têm início neste sábado (7/11) em diferentes pontos da cidade

Por Ascom Cabo Frio em 04/11/2015 10h05

A Secretaria Municipal de Cultura já definiu a programação para celebrar os 400 anos da cidade, que são comemorados neste mês de novembro. As atividades reúnem exposição fotográfica, espetáculo teatral, palestras e lançamento de livros.

 

Muitas atividades da programação começam neste sábado (7/11) como, por exemplo, a do Centro de Artes Visuais (CAV) que expõe fotografias com imagens antigas de Wolney Teixeira e fotógrafos contemporâneos.

 

No Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, o ator Renato Amorim conta a saga de Américo Vespúcio ao encontrar povos desconhecidos nas Américas. O espetáculo teatral será apresentado de 7 a 11 de novembro a partir das 19 horas com entrada franca.

 

No Espaço Cultural Torres do Cabo, na Praia do Forte, serão expostas de 7 a 22 de novembro a partir das 19 horas, fantasias carnavalescas das escolas de samba do carnaval temático de 2015.

 

No Forte São Matheus, estarão expostos mapas e imagens dos diversos desmembramentos e gerações do Cabo Frio antigo, intitulado “Cabo Frio das Épocas” a partir do dia 7 de novembro das 9h às 17h00.

 

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional apresenta no dia 7 às 14 horas a mostra M.A.D.R.E., exposição e feira de produtos de agricultura alternativa e projeções de filmes do projeto “Meio Ambiente, Direito e Educação”. De 9 a 12 às 19 horas será a vez da atividade intitulada “Aspectos e Estudos Sobre a Nossa História” com palestras, projeções e caminhadas coordenadas pela Universidade Estácio de Sá.

 

O Museu José de Dome, Charitas, será a casa do lançamento e noite de autógrafos dos livros: Cabo Frio, Conhecer para Preservar de Jaqueline Brum (11/11), Guardas da Memória e Sobras da Memória de Meri Damaceno (12/11) e Conquista do Paraíso dos Tamoios de Elísio Gomes Filho (13/11).

 

Virada Cultural

No dia 12 de novembro], no Largo Santo Antônio a partir das 17 horas diversas atividades serão desenvolvidas para a grande Virada Cultural dos 400 anos. Serão diversos grupos que se apresentarão durante a noite até a chegada do tão esperado 13 de novembro, data do quarto centenário.

 

Confira os grupos e atrações que farão parte deste dia:

 

Grafitti com o Tá na Rua e Feira de Livros

Danças Populares com o Griot

Um sopro para a juventude

Titerisamba com sorriso feliz

Ballet Márcia Sampaio

Master Dance

Cia. Rosa Demarchi

Auto da Compadecida com o Oficena

Chorinho com os Filhos da Pauta

Painel Histórico da Estácio

Murilo Mendes com a Cia. Curare

Banda Santa Helena

Projeção Histórica na Fachada

Tambores Urbanos

Cristiano Guerra Banda

Banda Mola Mestra

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada