Curso de beneficiamento de pescado tem inscrições abertas em Cabo Frio

Capacitação gratuita é promovida pela Repsol em parceria com a Fiperj e a Prefeitura Municipal

Por Redação JS em 13/07/2016 10h07
Mais um curso de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado está com inscrições abertas, desta vez em Cabo Frio. A capacitação, promovida pela Repsol Sinopec Brasil em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a Prefeitura Municipal, será realizada nos dias 1º e 2 de agosto, no distrito de Tamoios.

Voltado para aquicultores, comunidades pesqueiras, merendeiras e auxiliares de cozinha da rede municipal, e outros interessados, o curso conta com técnicas de beneficiamento e aproveitamento do pescado, principalmente o de baixo valor comercial.

Para se inscrever basta entrar em contato com o Escritório Regional das Baixadas Litorâneas presencialmente (Rua Gustavo Beranger, 267 - Vila Nova - Cabo Frio) ou pelo telefone (21) 96957-9300.O evento conta com aula teórica no primeiro dia, a partir das 9h, na Casa dos Pescadores (Avenida Beira Rio, nº 76 – Santo Antônio). As aulas práticas acontecerão no segundo dia, no mesmo horário, na Igreja Batista Nova Jerusalém (Estrada Velha da Ponte, s/n - Santo Antônio).

O curso, ministrado por técnicos da Fiperj, tem orientações sobre higiene e boas práticas na manipulação e conservação do pescado, e apresenta alternativas para a diversificação do preparo, reduzindo desperdícios. Os alunos aprendem a fabricar artesanalmente produtos mais elaborados à base de peixe, como quibe, almôndega, fishburguer, nugget, patê, entre outros, agregando valor comercial ao pescado, e possibilitando também sua maior aceitação entre as crianças na alimentação escolar.

Plataforma Educativa: 
A Plataforma Educativa Repsol é um programa itinerante da companhia Repsol Sinopec Brasil, que visa levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional a comunidades costeiras. 

Em uma unidade móvel, equipada com computadores, kits multimídias, energia solar e com capacidade para atender até 25 alunos por turma, são oferecidos cursos e palestras voltados para o segmento do pescado. A plataforma conta com o apoio de uma rede de parceiros que ministra cursos pelo estado, como a Fiperj.

Serviço:
Inscrições: Presenciais: Escritório Regional das Baixadas Litorâneas (Rua Gustavo Beranger, 267 - Vila Nova - Cabo Frio)
Pelo telefone: (21) 96957-9300Curso:
Dias: 1º e 2 de agosto de 2016
Horário: Das 9h às 17h
Local: Tamoios – Cabo Frio

Programação: 
01/08 – Conteúdo teórico – Casa dos Pescadores (Avenida Beira Rio, nº 76 – Santo Antônio – Tamoios)
02/08 – Conteúdo prático - Igreja Batista Nova Jerusalém (Estrada Velha da Ponte, s/n - Santo Antônio – Tamoios)

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa