Defesa Civil realiza projeto “Escolas Preparadas” em unidades escolares de São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e da Secretaria de Educação em parceria com o Portal Defesa Civil, dará início ao projeto “Escolas Preparadas”, nesta quarta-feira (13). A ação tem como objetivo capacitar a comunidade escolar, em especial os alunos do 6° ao 9° ano, para lidar com situações de riscos a que estão expostos. A primeira unidade escolar aldeense a receber o projeto será a Escola Municipal Vinhateiro, localizada em bairro do mesmo nome.

O coordenador da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, falou sobre a ação. “O projeto é uma proposta da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia para que a comunidade escolar melhore sua percepção de riscos e se prepare para qualquer eventualidade, além de também possibilitar a redução de ocorrência nas escolas, por meio das mudanças de hábitos que vamos ensinar para os alunos, funcionários e professores. Os alunos serão os multiplicadores desse conhecimento, repassando o conteúdo aprendido para amigos e familiares”, afirmou.

A proposta tem a meta inicial de capacitar 1.200 crianças, entre seis e 12 anos de idade, no período de 22 de maio até o término do ano letivo vigente. Os encontros acontecerão três vezes por semana, no período de um mês em cada unidade escolar.

O “Escolas Preparadas” pretende sensibilizar os alunos a integrarem o projeto por meio de várias atividades, tais como palestras sobre suicídio, bullying, engasgamento, combate a incêndio, primeiros socorros, acidentes domésticos, meio ambiente, descarte de lixos e histórico geográfico do município de São Pedro da Aldeia. Também serão abordadas as doutrinas da Defesa Civil e uma ação que mostrará um plano de evacuação de emergência. Dessa forma, será desenvolvida uma cultura preventiva promovendo a mudança de hábitos necessária para tornar o ambiente em que vivem mais seguro.

“Esse é um projeto inédito na Região, será o maior da Defesa Civil nessa área, atingindo os alunos da rede municipal. Estamos preparando o presente para um futuro consciente”, completou o coordenador Dothavio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here