Deputada estadual Marcia Jeovani ajuda na recuperação da Lagoa de Araruama

Vistoria começou na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ponte dos Leites e terminou em Cabo Frio

Por Redação JS em 14/11/2017 11h25
Presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Alerj, a deputada estadual Marcia Jeovani (DEM-RJ) acompanhou na manhã desta segunda-feira (13/11), uma visita técnica às Estações de Tratamento de Esgoto dos municípios de Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos. Outros deputados, representantes das concessionárias e representantes de instituições e ONG’s ligadas ao meio ambiente e proteção da Lagoa participaram da vistoria.
 

Desde o início de seu mandato, a deputada estadual Marcia Jeovani tem dado total atenção à preservação e recuperação ambiental da Lagoa de Araruama, promovendo audiências públicas e fazendo acompanhamento “in loco” inúmeras vezes, a fim de fiscalizar e acompanhar os resultados.  Em uma dessas visitas foi identificado um grave despejo de esgoto “in natura” pela estação de tratamento de esgoto do município de Arraial do Cabo, até então gerida pela prefeitura do município.  Após estudos e debates, a estação passou a ser administrada por uma concessionária e seu pleno funcionamento já resulta em água mais limpa em diversos pontos, antes considerados críticos.
 
A Lagoa de Araruama passa por um visível processo de recuperação e na visita foram anunciadas outras ações estratégicas para acelerar esse processo, como a Estação de Tratamento de Novo Horizonte, com previsão de inauguração em maio de 2018, e a de Praia Seca, com previsão para início de funcionamento em até 12 meses e com capacidade de atender 2.700 imóveis.  Atualmente, em Araruama, cerca de 72% do esgoto é tratado e a meta é que com essas novas iniciativas o município tenha 100% do esgoto sendo tratado até 2019.
 
“Cuidar da Lagoa de Araruama é preservar a geração de emprego e renda para a nossa população, seja através da pesca, do turismo e também pelos empregos indiretos que são gerados a partir dessas atividades. Por isso tudo, a Lagoa é e continuará sendo uma das prioridades de nosso mandato”, destacou a deputada estadual Marcia Jeovani.
 
A vistoria começou na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ponte dos Leites e terminou em Cabo Frio, na Praia do Siqueira e na Estação Elevatória.


Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Feminicídio - Editorial JS