Deputada Marcia Jeovani apoia o trabalho das doulas no Estado do Rio

Com a aprovação do projeto, as mulheres podem optar pelo direito de contar com o serviço em qualquer hospital da rede pública ou particular do Estado do Rio

Por em 18/05/2016 14h57
Foi aprovado na Alerj nesta terça-feira (17) o projeto de lei nº 2.195/2013, que permite entrada de Doulas nos hospitais públicos e privados no estado do Rio de Janeiro. Essa propositura beneficia tanto as gestantes quanto as mulheres que atuam no suporte contínuo ao trabalho de parto e pós-parto.

"A importância das doulas no acompanhamento das gestantes e dos bebês é considerável. A atuação delas vai além do trabalho corporal, pois elas trabalham também com o emocional das futuras mamães. Os médicos não conseguem dar todo esse suporte integral e principalmente psicológico. Como elas sempre dizem: doula não faz parto, ela faz parte!", ressaltou a deputada estadual Marcia Jeovani (DEM-RJ), uma das parlamentares que desde o início da discussão do projeto tem manifestado seu total apoio às profissionais da área.

Com foco na assistência e atendimento humanizado, as doulas não utilizam métodos farmacológicos para alívio da dor ou estresse, mesmo assim estudos confirmaram o aumento de 8% no número de partos normais e redução de 10% na necessidade de anestesia de qualquer tipo e redução de 31% no número de mulheres com sentimentos negativos sobre a experiência de parto.

Existem vantagens também para o sistema de saúde, que passam a oferecer um serviço personalizado e de maior qualidade e tem uma significativa redução nos custos com a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos próprios bebês.

Em março de 2016, em cumprimento à resolução do Cremerj nº 265/2012, a assistência de doulas em partos hospitalares havia sido vetada. Agora, com a aprovação do projeto, as mulheres podem optar pelo direito de contar com o serviço em qualquer hospital da rede pública ou particular do Estado do Rio.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa