Desfile de 203 anos de Macaé terá esquema especial de trânsito

Esquema começa às 5h de sexta-feira (29) em diversas vias da cidade. Evento será na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba.

Por G1.com em 28/07/2016 10h57

O desfile em comemoração aos 203 anos de Macaé, no interior do Rio, na sexta-feira (29), contará com um esquema especial de trânsito. O evento será realizado na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, às 9h, e algumas vias serão interditadas. De acordo com o município, a área do desfile será totalmente fechada ao trânsito de veículos. O esquema terá início às 5h.


No caso da Avenida Agenor Caldas, local de concentração, o fechamento será em seus dois sentidos, na altura da Rua Tiradentes, segundo a Prefeitura. Desta forma, as duas pistas poderão servir como área de transbordo para o transporte dos estudantes que participarão da solenidade.


O município informou ainda que haverá fechamento também na Avenida dos Jesuítas. Já a Avenida Papa João XXIII será interditada entre a Rua Teixeira de Gouveia e a Avenida Rui Barbosa. Enquanto isso, a Rua Dr. Luiz Belegard será fechada a partir do cruzamento com a Avenida Papa João XXIII. Por fim, Rua do Sacramento também será interditada a partir da Avenida dos Jesuítas.


Sendo assim, os motoristas não poderão estacionar nas Avenidas Elias Agostinho e Agenor Caldas a partir deste horário. Por isso, os condutores deverão localizar ruas com estacionamentos permitidos, procurando sempre respeitar a sinalização e os portões de garagem. Vale ressaltar que os veículos flagrados estacionados em desacordo com as determinações serão rebocados até as vias próximas em que o estacionamento será permitido, de acordo com a Prefeitura.


Alternativas
Com as mudanças no trânsito para o desfile, os veículos que vierem do Parque Valentina Miranda não poderão seguir para Imbetiba. Como rota alternativa, os condutores deverão seguir pela Avenida Rui Barbosa (Viaduto). Já quem for seguir no sentido Cavaleiros terá como opção a Teixeira de Gouveia (pelo bairro Costa do Sol) ou a Linha Vermelha.


Transporte
Para chegar ao evento, o ideal é que se dê prioridade ao transporte público (ônibus e táxis) para fazer o desembarque na Avenida Agenor Caldas. Como opção, há os coletivos que passam pelo ponto de parada na Praça Luiz Reid, como a A73 (Engenho da Praia x Lagoa) e T11 (Terminal Lagomar x Parque de Tubos). Já a linha C21 (Terminal Central x Imbetiba), que passa por dentro do bairro, precisará ter o itinerário alterado por conta do desfile.


Desfile
Neste ano, o foco principal do desfile será “Paz Olímpica" que contará com desfile de representantes de 106 unidades municipais, de acordo com a Prefeitura.


O município afirmou também que, além dos alunos, a programação contará com representantes das seguintes corporações e instituições. Na lista de apresentação estão Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil,  Guarda Civil Municipal. 


Na lista também estão Casa do Idoso,  grupo da Terceira Idade,  115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, 95º Grupo de Escoteiros,  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Moto Clube de Macaé.


* Foto: Junior Costa/G1

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!